Design brasileiro representado no Cannes Lions Festival de Criatividade

Pela primeira vez, o design será uma categoria no Young Lions Competitions, programa inserido no maior festival de criatividade do mundo, o Cannes Lions 59th International Festival of Creativity, que acontece em junho, na cidade de Cannes, na França. E mais: o Brasil terá 25 representantes do design concorrendo no ano de estreia da categoria.

Em uma iniciativa da Abedesign (Associação Brasileira das Empresas de Design), que patrocina a categoria Young Lions Brazil e colaborou tecnicamente com o regulamento e o júri da competição, o time de brasileiros participa com seus trabalhos no programa jovem do evento, e a mineira Lorena Marinho Duarte, da Greco Design, uma das representantes, vai a Cannes com patrocínio da instituição.

Segundo Ellen Kiss, diretora da Abedesign que é também colunista no DesignBrasil, o projeto só contribui para a popularização internacional do design brasileiro. “A criatividade brasileira, tão premiada no evento em outras categorias do Young Lions, agora será percebida também por meio do design”, afirma Kiss. “Esperamos maior adesão da comunidade de designers em 2013, pois a participação no Festival é uma oportunidade única de aprendizado sobre as novas diretrizes da criatividade”, completa.

Na competição oficial de Cannes, o design já figura como categoria há cinco anos, e sempre contou com um brasileiro entre os jurados. No ano passado, Luciano Deos, presidente da Abedesign, esteve à frente do júri que escolheu os trabalhos vencedores. Em 2012, é Renata Melman, da 100% Design, quem representa o Brasil no corpo de jurados do festival.  

O time brasileiro comemora a participação no principal festival de criatividade, em Cannes (Foto: Divulgação Young Lions Brazil)

Veja também