Design de produtos para uma melhor experiência nos serviços

Fonte http://www.sebraeminasdesign.com.br/blog/nova-linha-de-utensilios-da-air-france-design-de-produtos-para-uma-melhor-experiencia-nos

 airfranceO  design de produto é fundamental para aprimorar as experiências dos usuários na utilização dos serviços das empresas, ainda mais quando o serviço em questão pode envolver desconfortos físicos e emocionais peculiares das viagens aéreas. Nesse caso, todo detalhe é importante para desfrutar melhor o trajeto.

Os novos utensílios de bordo da Air France tiveram inspiração na porcelana fina e e na aerodinâmica, na busca por produtos essencialmente simples e graciosos, “esculpidos pelo ar”, nas palavras do designer catalão Eugeni Quitllet, que desenvolveu a nova linha de pratos e talheres para a companhia.

A leveza visual, a sintonia com toda a identidade da marca, e a qualidade técnica dos produtos, auxiliam na somatória final que determinará a satisfação na relação usuário e serviço.

As crianças contam ainda com uma peça em formato de asa, que pode ser encaixada nos talheres transformando em um brinquedo em formato de avião, design emocional que adiciona um aspecto lúdico e divertido para o público infantil.

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O projeto de design de Quitllet conta ainda com o uso de material reciclado que reduziu 30% da necessidade de matéria-prima virgem, economizando assim, 14 toneladas por ano, mostrando que a preocupação do design de produto com os aspectos ambientais é uma realidade fundamental para as grandes marcas.

As possibilidades de melhorias em serviços são infinitas, e o design (produto, gráfico, ambiente, estratégico) tem muito a contribuir, como no exemplo do projeto da Air France, é preciso fugir das soluções genéricas, sem personalidades e sem graças. É preciso atenção aos detalhes, é preciso design.