Design do dia a dia nas favelas

Fonte http://www.sebraeminasdesign.com.br/blog/design-do-dia-dia-nas-favelas

Pela terceira vez a Trienal de Milão e a organização não governamental Liveinslums se juntam para apresentar este projeto que explora o design internacional de uma fonte inesperada: favelas de países em desenvolvimento. Depois das mostras dedicadas à China, Coreia e Índia, foi a vez da África.

Restos de garrafas plásticas, latas, papelão, arame e tudo o que estiver ao alcance se tornam objetos úteis ao dia-a-dia, através das mãos de artesão locais.

Design nas favelas

Para este projeto a ong inseriu na favela de Mathare, em Nairobi, um jovem designer italiano com o objetivo de ensinar e aprender, criar e reproduzir processos para a criação desses objetos com o uso de ferramentas locais. Mais tarde, tirados de seu contexto original, são expostos na fundação Trienalle como objetos de design.

É muito rico que peças manufaturadas sem a intenção de serem “objetos de design” e provenientes de diferentes sistema socioculturais naturalmente se moldem à normas estéticas preconcebidas e sejam percebidos como tal.

Neste momento, a Liveinslums está instalada em seis comunidades carentes de São Paulo para o projeto San Paolo Calling que envolve participantes de Roma, Mumbai, Nairobi, Baghdad, Moscou e Medellin. Fiquem atentos à uma futura mostra.

É realmente entusiasmante quando o design quebra a barreiras e chega a lugares, geográficos e conceituais, que na maioria das vezes ainda não consegue alcançar.