Design é destaque em estudo que aponta as tendências para o setor Téxtil e Confecção

Fonte Sebrae Minas Design

estudo_de_tendencias

Pensando na melhoria da competitividade e da inovação, a Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina (FIESC) idealizou o Programa de Desenvolvimento Industrial Catarinense. O projeto é um diagnóstico, além de estudo socioeconômico, estudo de tendências e propostas de direcionamento para 16 segmentos industriais em várias regiões do estado, chamados de Portadores do Futuro. Entre eles, está o setor Têxtil e Confecção.

No material disponibilizado gratuitamente no site, as macrotendências para o setor abordam temas como sustentabilidade, avanços tecnológicos, parcerias com institutos de pesquisas acadêmicos, mercado internacional e logística. Mas o destaque da vez é a macrotendência “Apropriação de valores intangíveis”, que é justamente o papel do design em atribuir conceitos que criam personalidade e atribuem valores de estima aos produtos.

O estudo aponta referências locais, culturais, da natureza e do artesanato como caminhos possíveis para as empresas do ramo. A publicação online apresenta ainda exemplos de diversas inovações em materiais e processos, com diversos exemplos atuais que podem ser incorporados pelas indústrias e que também são fundamentais para o processo de design.

Confira todo o conteúdo deste material, clicando AQUI. Para ver os outros setores e estudos, acesse: http://www4.fiescnet.com.br/pt/setores

Fonte