Design e inovação é foco de 30 novos produtos da coleção SouCuritiba 2018

Primeiro município brasileiro a ingressar na lista de cidades criativas da Unesco, como “Capital do Design”, Curitiba acaba de ganhar uma nova coleção de souvenires, com foco na inovação e no design. Com 30 novos produtos, a nova linha SouCuritiba – marca criada por meio do Souvenir Curitiba, projeto de economia criativa do Sebrae/PR – será lançada na quarta-feira (6), às 15h30, no Instituto Municipal de Turismo (Praça Garibaldi, 07 – São Francisco, em Curitiba). sou11

Os novos produtos se juntam às 90 peças já integrantes da coleção, totalizando 120 produtos, que podem ser adquiridos em sete pontos de vendas da cidade. Até o fim do ano, mais três estabelecimentos devem se integrar à rede do SouCuritiba. “O grande apelo da coleção são produtos com apelo visual diferenciando. São 13 novos produtores e mais cinco já participantes do projeto, que ampliaram seu mix. Neste ano, o grupo é composto por um número maior de designers, o que traz esse foco em desenvolvimento de produto, design e inovação”, explica a consultora do Sebrae/PR Patrícia Albanez, gestora do SouCuritiba.

A nova coleção do SouCuritiba traz peças com conceito de design e inovação, como ímãs e pingentes impressos em 3D; miniaturas em cerâmica, feitas à mão com temáticas da fauna e flora da cidade; além de produtos em fios e estamparias de impressão digital. A escolha do Instituto de Turismo, instalado em um palacete no Centro Histórico, para o lançamento também tem alinhamento com os objetivos do projeto. “É um lugar diferenciado, que traduz bem este elo entre o turismo e o desenvolvimento local, por meio da produção de souvenires”, completa Patrícia.sou10

A presidente do Instituto Municipal de Turismo de Curitiba, Tatiana Turra, reforça que o souvenir materializa a recordação de uma experiência, seja ela uma viagem de férias ou de negócios. “Além disso, tem um efeito multiplicador, porque a pessoa leva a imagem da cidade para familiares e colegas. Para nós do Instituto, que temos uma área voltada para a formação e desenvolvimento do artesanato local, é fundamental esse olhar que o SouCuritiba tem sobre a cidade, muito atrelado à nossa linha de turismo de vivência, proporcionando experiências inovadoras, que fujam do tradicional cartão postal”, ressalta.

O Projeto

O Souvenir Curitiba foi criado em 2013 pelo Sebrae/PR, em parceria com o Instituto Municipal de Turismo, Fundação Cultural de Curitiba (FCC), Universidade Federal do Paraná (UFPR), Centro Brasil Design e o Curitiba Convention & Visitors Bureau. O objetivo é desenvolver um modelo de negócio com foco no potencial individual, na imaginação e na capacidade intelectual dos empreendedores.

A qualificação de produtores locais ocorre em etapas como consultoria, treinamento e criação de produtos inovadores, associados ao turismo e à identidade cultural da capital paranaense. Mais informações sobre a marca e os produtos estão disponíveis no site oficial: www.soucuritiba.com.brsou2 sou3 sou9 sou8 sou6 sou1 sou13 sou5 sou4