Veja o que aconteceu de mais memorável no design em 2013 no Brasil

Fonte : Julliana Bauer

Confira a lista que preparamos com os fatos mais relevantes do design brasileiro em 2013:

 

Janeiro – iF Design Awards premia 25 brasileiros

Origine Sneaker, da Havaianas, foi um dos premiados

Origine Sneaker, da Havaianas, foi um dos premiados

Em 2013, 4.352 projetos de 51 diferentes países concorreram ao iF Design Awards, uma das mais conceituadas premiações de design do mercado internacional. O prêmio iF Product Design Award teve 3.011 produtos inscritos, o iF Communication teve 1.086 e o iF Packaging teve 255. Entre os destaques da edição 2013, estão 25 projetos brasileiros.

 

Março – CCJ aprova regulamentação da profissão de designer

Há mais de 30 anos à espera da regulamentação da profissão, os designers brasileiros tiveram uma boa notícia em março: A Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania aprovou, no dia 20, a proposta que regulamenta a profissão de designer (PL 1391/11). De acordo com o projeto, do deputado Penna (PV-SP), o exercício da profissão ficará reservado aos graduados em design ou em áreas afins, como comunicação visual, desenho industrial, programação visual, projeto de produto, design gráfico, design industrial, design de moda e design de produto. A proposta deve seguir para o Senado, a menos que haja recurso para sua análise pelo Plenário. Será que teremos boas notícias em 2014?

 

Junho – Sagmeister no Brasil

Stefan_Sagmeister_gerhardkassner

O excêntrico designer austríaco Stefan Sagmeister veio ao Brasil para sua palestra sobre design e felicidade. Referência quando o assunto é criação, já trabalhou com marcas como Levi’s, HBO, Adobe e Red Bull, e fez a produção de capas de álbuns de bandas e artistas como Lou Reed, David Byrne, Rolling Stones, OK Go e Aerosmith.

 

Junho – 10 ª Bienal Brasileira de Design Gráfico da ADG

Com uma proposta sustentável, a 10ª Bienal de Design Gráfico da ADG teve duração de três semanas. Foram exibidos 444 projetos gráficos que representaramm o que de melhor foi feito no Brasil entre 2009 a 2013 (em 2010 não houve a bienal, por isso o período ampliado).

Os projetos foram apresentados em quatro eixos: “Bienal editorial”, composto por projetos de design de conteúdo para publicação; “Bienal digital”, com trabalhos desenvolvidos para assimilação interativa, em movimento ou online; “Bienal promocional”, de projetos de identificação e promoção de serviços, produtos e eventos; e “Bienal etc&tal”, onde a comunicação visual dialogava com outras linguagens, como a arquitetura.

A 10ª Bienal Brasileira de Design Gráfico foi uma realização da ADG Brasil e da Fundação Memorial da América Latina, com o patrocínio da Apex-Brasil e do Centro Universitário SENAC SP.

 

Julho – Concurso da identidade da V Bienal Brasileira de Design 2015

Nova identidade da Bienal

Nova identidade da Bienal

Em julho, deu-se início à busca pela nova identidade da V Bienal Brasileira de Design Florianópolis. Para isso, foi realizado um concurso que contou com 1238 inscrições do Brasil todo. Os candidatos tinham a proposta de criar um sistema de identidade visual para o evento, que acontece em Florianópolis, em 2015.  O prêmio, de R$35 mil, foi conquistado pelo designer Pablo Cabistani, gaúcho radicado em São Paulo. O júri contou Bruno Porto, Lincoln Seragini, Adélia Borges, Roselie Lemos, Letícia Castro Gaziri, Marco Aurélio Lobo, Natalino Uggioni e Beatriz Carneiro.

 

Julho – NDesign Salvador

n13

O mais tradicional encontro de estudantes de Design, o NDesign, foi realizado entre os dias 21 e 28 de julho, em Salvador. Com o tema “Insira seu contexto aqui”, a 23ª edição do evento contou com a presença de Bruno Porto, Henrique Nardi, José Miranda, Ari Rocha e Alexandre Costa. Em 2014, o NDesign será realizado em Goiânia.

 

Outubro – Semana D 13’

IMG_2371

Nove exposições, quatro debates, dois lançamentos de livros, um debate de moda, sete oficinas, quatro workshops e dezoito palestras – entre elas, três internacionais. Esse foi o saldo da Semana D – Festival de Design, que, em sua terceira edição, atingiu cerca de nove mil pessoas ao longo de uma semana de eventos na capital paranaense.

Realizada pelo Centro Brasil Design, pela Prodesign>PR e com patrocínio do SEBRAE e do Centro Universitário Curitiba – UNICURITIBA, o tema da Semana D em 2013 foi Design Transforma. Entre os dias 01 e 06 de outubro, os participantes tiveram a chance de perceber que o design não precisa ser elitista. Os palestrantes internacionais da vez foram Claes Frössén,  Kathryn Best e Max Reichel. Os eventos da programação oficial ficaram concentrados no Museu Oscar Niemeyer, mas palestras, debates e workshops aconteceram também em outros pontos da cidade.

 

Novembro – Lançamento de Stolarskais, de André Stolarski

stolarski

Em agosto de 2013, o design brasileiro perdeu um de seus profissionais mais queridos e admirados, André Stolarski, em decorrência de complicações de um tratamento contra o câncer. Em novembro, um livro com haicais escritos pelo designer foi lançado pela Cosac Naify, representando uma boa lembrança de Stolarski.

 

Novembro – Brasil Design Week

A sexta edição da Brasil Design Week aconteceu em um espaço de 500 metros quadrados dentro da HSM ExpoManagement entre os dias 04 e 06 de novembro. O BDW fez com que São Paulo mergulhasse no design, já que eventos vários eventos foram realizados em vários pontos da cidade. O Brasil Design Award, considerado o prêmio dos prêmios do design, aconteceu na BDW.

 

Lembra de algum fato memorável do design que não está em nossa lista? Comente!