Design Estratégico é aplicado em sapato de látex produzido no Acre

Fonte Agência de Notícias do Acre

Design estratégico é a aplicação de princípios de design a fim de aumentar as qualidades inovadoras e competitivas de uma organização. Com algumas dessas técnicas, representantes de comunidades de cinco cidades acreanas participaram, em Rio Branco, de um workshop voltado para o design do sapato de látex, criado por artesãos acreanos.

A princípio os grupos fizeram um intercâmbio de experiências. Alguns já produziam os sapatos, outros trabalhavam com artesanato de outros produtos em látex.

latex

Num segundo momento, os instrutores do “Istituto Europeo di Design – IED” repassaram técnicas do design estratégico. Trabalharam conceitos como desenho e coleção. Os alunos artesãos aprenderam, por exemplo, a melhorar o acabamento, encaixe, dobradura e a padronizar os moldes.

“Eu comecei a materializar o teórico nas peças, nos cortes, nas cores, nas formas e falando de projeto de coleção. Sinto que o resultado está super satisfatório”, comenta Wilmar Gomes, Mestre em Comunicação e Produção de Imagem.

A matéria-prima utilizada foi o papel. Depois os conceitos foram aplicados ao látex, que sofre uma alteração química e se transforma em Folha Semi-Artefato (FSA).

Pela primeira vez a moradora Reserva Extrativista Chico Mendes, em Brasileia, Elisabeth Silva de Souza, a Beth, teve contato com o látex dessa forma. “A dificuldade é que começamos fazer no papel. Desde segunda a gente estava treinando no papel e hoje veio fazer no látex. Mas se a gente tiver o material a gente já pode levar para frente”, avalia.

Mais do que a técnica, os participantes socializaram conhecimento e experiências que cada grupo tinha com o látex e o artesanato em diferentes condições.

“O curso tem o foco de melhorar o design, a técnica, a conceituação e isso tem sido uma experiência diferente, gratificante. Tem sido um grande laboratório de experiências e fica cada vez mais rica essa interação entre eles”, pontua  Elisângela Rocha, coordenadora do Projeto de Implantação da Escola de Design.

E para quem foi pioneiro na confecção do calçado acreano, o workshop também trouxe muitos ensinamentos que devem assegurar uma fatia maior no mercado de trabalho. É o caso da artesã Delcilene Araújo Campos, que mora em Epitaciolândia. “O volume, o peso dos sapatos e também o modelos. A gente tá adaptando eles na forma agora para que não venham a ter problemas”, finaliza.

latex2

2 Comentários