Design brasileiro com alcance global

Algumas empresas brasileiras já foram selecionadas para participarem da segunda edição do programa Design Export, uma iniciativa da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) em parceria com o Centro Brasil Design (CBD).

As duas instituições selecionaram 110 indústrias brasileiras com interesse no desenvolvimento de produtos e embalagens de bom design voltados ao mercado internacional.

O objetivo do Design Export é levar para a indústria nacional uma metodologia simples, didática e objetiva que orienta a empresa a inserir a inovação como parte do processo de desenvolvimento de novos produtos e embalagens utilizando o design como uma das ferramentas.xalingo_brinquedos_logo

De acordo com Augusto Becker Dopke, Supervisor de Pesquisa & Desenvolvimento da Xalingo, empresa fabricante de jogos e brinquedos infantis, participar dessa iniciativa dá a oportunidade para a empresa ter um poder de competição maior. “Acredito que a Xalingo tem a capacidade de competir globalmente e esperamos viabilizar um produto que nos dê esse poder comercial”, comenta.frutos da amazonia1

A Frutos da Amazônia, empresa que fabrica geleias, molhos, biscoitos e chocolates gourmets à base de frutos nativos da região amazônica, como cupuaçu, açaí, graviola, taperebá e castanha, também pertence ao time participantes da segunda edição do Design Export. “Queremos fazer sucesso lá fora. O programa está nos dando a oportunidade de encontrar profissionais capacitados para nos auxiliar no desenvolvimento de uma embalagem que transmita a brasilidade da marca e conquiste o mercado internacional”, diz a Diretora Executiva da empresa, Iolane Tavares.

“O design é uma ferramenta importante para a competitividade internacional da empresa brasileira. Produtos e embalagens de bom design conseguem enfrentar melhor a acirrada concorrência do mercado externo”, afirma Adriana Rodrigues, coordenadora de Competitividade da Apex-Brasil.

Para a Diretora Executiva do Centro Brasil Design, Letícia Castro, a nova edição do programa contribuirá para que as empresas brasileiras conquistem um diferencial competitivo e consigam se destacar fora do país. “Nosso objetivo é fazer os empresários perceberem o valor do design enquanto agente transformador capaz de gerar inovação, agregar valor e possibilitar avanços estratégicos”, finaliza.

A Apex-Brasil e o CBD lançarão, no segundo semestre, mais um edital de seleção de indústrias brasileiras.

Saiba mais sobre o Programa em www.designexport.org.br

SOBRE A APEX-BRASIL – A Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) atua para promover os produtos e serviços brasileiros no exterior e atrair investimentos estrangeiros para setores estratégicos da economia brasileira. A Agência apoia cerca de 11.000 empresas em 80 setores da economia brasileira, que por sua vez exportam para mais de 200 mercados. A Apex-Brasil também desempenha um papel fundamental na atração de investimento estrangeiro direto para o Brasil, trabalhando para identificar oportunidades de negócios, promovendo eventos estratégicos e dando apoio aos investidores estrangeiros interessados em alocar recursos no Brasil.

SOBRE O CBD – O Centro Brasil Design é uma instituição especializada em idealizar, desenvolver e implementar projetos estratégicos e processos de design para a indústria e órgãos governamentais com o objetivo de melhorar a competitividade e o desenvolvimento econômico e social do Brasil. Possui atuação nacional e conta com um time de experts com visão holística e altamente eficientes. Responsável pela concepção, elaboração e execução de inúmeros projetos estratégicos nos cenários nacional e internacional, o Centro Brasil Design desfruta de elevada credibilidade e é reconhecido como instituição de excelência no planejamento e execução de ações que envolvem inteligência, estratégia e ação.