DesignBrasil visa integrar comunidade do setor para aumentar competitividade dos produtos nacionais

Integrar a comunidade do design brasileiro. Este é o objetivo do portal DesignBrasil (www.designbrasil.org.br), uma iniciativa do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC) – através do Programa Brasileiro do Design, em conjunto com o SENAI e o SEBRAE.

O portal será lançado oficialmente nesta segunda-feira, 13 de dezembro, na sede da CNI, em Brasília, em solenidade que contará com a presença do ministro do Desenvolvimento Luiz Fernando Furlan.

O objetivo é promover a integração, a convergência e a cooperação entre as diversas ações na área do design em todo o país. Queremos que esta rede contribua para o aumento da competitividade e para a melhoria da imagem do produto brasileiro no mundo, por meio do fortalecimento da Marca Brasil, afirma Furlan.

Ele é uma ferramenta estratégica de planejamento para a inserção do design como diferencial competitivo no setor produtivo brasileiro, destaca Fernanda Bocorny Messias, coordenadora do Programa Brasileiro do Design.

O DesignBrasil é também uma porta de entrada para ações institucionais de incentivo ao design: Programa Brasileiro do Design, o programa Via Design do Sebrae e o Programa Senai de Gestão do Design. Na página inicial é possível acessar o mapa da Rede Sebrae Design com dados sobre os 100 Centros e Núcleos de Design apoiados pelo Sebrae em todo o território nacional, completa Paulo Íris Ferreira, coordenador do Via Design.

Um dos diferenciais do portal é o estímulo à interação e troca de informações entre empresários, profissionais, professores, estudantes, interessados e instituições que vivem o design em todo o país. Além de contar com uma agenda nacional completa de eventos e de concursos, o portal conta com seções especiais para profissionais, empresários, professores e estudantes. Todos podem colaborar.

Para isso, basta cadastrar-se na seção Comunidade DesignBrasil e enviar sugestões para a agenda, apontar novidades, comentar eventos, dentre outras áreas de colaboração.
O portal também terá espaço para abrigar artigos, que podem ser enviados por qualquer cadastrado e serão publicados de acordo com avaliação de seu Conselho Editorial.

Na seção Novos Talentos, professores poderão publicar um resumo dos melhores trabalhos de graduação de escolas de design por todo o país. Também há espaço para resumos de dissertações de mestrado e teses de doutorado.

Profissionais de design terão a oportunidade de cadastrar os dados de seus escritórios no Banco de Profissionais. Na seção Empresas há dicas valiosas de como utilizar o design para desenvolver um novo produto. Na área Almanaque há uma enciclopédia do design brasileiro, glossário, muitos links e uma série de curiosidades.

O portal será atualizado constantemente e está em contínuo desenvolvimento, explica Geraldo Pougy, superintendente do Centro de Design Paraná, instituição que coordena o projeto. Novas seções serão implantadas no primeiro trimestre de 2005. Dentre elas, Dicas e Ferramentas de Gestão para profissionais, cases de Produtos Premiados e um modelo de Plano de Negócios. Também estão previstas versões do portal em Inglês e Espanhol.

O lançamento do DesignBrasil ocorrerá conjuntamente com a abertura do Concurso Design de Caráter Social – também promovido pelo MDIC. O evento terá transmissão simultânea para 26 estados através de vídeo-conferência.

Serviço:

Lançamento do DesignBrasil – www.designbrasil.org.br
Data: 13/12/2004
Horário: De 11 às 13 horas
Local: Sede da CNI – Endereço: SBN – Q1, Bloco C, auditório do subsolo, Brasília-DF.

Informações para a Imprensa:

Assessoria de Comunicação Social do MDIC
Telefones: (61) 2109.7190 e 2109.7198
E-mail: [email protected]

Centro de Design Paraná
Rua Dr. Corrêa Coelho, 741- 80.210-350 – Curitiba – PR – Brasil
Fone: (41) 3018-7332 / Fax: (41) 363-7332
Assessoria de Imprensa
Telefones: (41) 223-0820
E-mail: [email protected]

Tags: