Designer brasileiro comemora vitória no concurso mundial para o pôster de Wimbledon

Fonte O Globo

Antes mesmo de Wimbledon começar, um brasileiro já fez história no mais tradicional torneio de tênis do planeta. Mas o destaque em questão não entra em quadra, pelo menos profissionalmente. Designer gráfico, o paulista Fernando Degrossi venceu o concurso mundial que reuniu 1.124 profissionais ao redor do mundo. O objetivo? Criar o pôster oficial do Grand Slam britânico em 2016.

13427751_10153859726978732_8335574553315332988_n

“Saber que ganhei Wimbledon foi uma grata surpresa, pois foi um concurso de alto nível. De fato eu só ganharia se fosse na contramão das belas ilustrações apresentadas por outros participantes. O que gostei de saber é que o presidente de Wimbledon disse que o meu design apresenta o tradicionalismo da competição de forma contemporânea”, comemora Degrossi.

O brasileiro também falou sobre como chegou ao desenho campeão:

“O tema de Wimbledon desse ano é “In Pursuit of Greatness” e vi no tradicional painel de classificação um caminho de desafios que o tenista precisa percorrer até o alcance da grandeza. Só precisaria apresentar isso de forma criativa, então utilizei o chaveamento para compor uma bola de tênnis dando velocidade ao conjunto e deixando o tema completamente reconhecido” explica o vencedor, de 37 anos.

“Com a necessidade de apresentar o meu trabalho para um público das mais diferentes características, aprendi que o ‘gosto pessoal’ não deveria ser determinante na avaliação de um projeto visual, por isso passei a defender a estética por meio de conceitos. Essa estratégia também foi utilizada no concurso de Wimbledon. Se eu fosse na mesma direção dos outros participantes, que estavam explorando os elementos básicos de Wimbledon, como jogadores de tennis, o jardim, os morangos minha arte seria apenas mais uma entre milhares” explicou o designer.

A vitória em Londres não foi a primeira proeza internacional do designer brasileiro. Degrossi também venceu um concurso para desenhar a garrafa comemorativa pelos 140 anos da Heineken e desenhou um dos aviões que transportaram a seleção brasileira de futebol na Copa do Mundo de 2014.

 

Degrossi também venceu concurso para o desenho de garrafa comemorativa da Heineken

Degrossi também venceu concurso para o desenho de garrafa comemorativa da Heineken | Reprodução

Degrossi também venceu concurso para desenhar um dos aviões que transportaram a seleção brasileira na Copa de 2014

Degrossi também venceu concurso para desenhar um dos aviões que transportaram a seleção brasileira na Copa de 2014 | Reprodução

1 Comentário

  1. Patrícia Seles disse:

    Bela notícia!