Designer brasileiro cria garrafa especial da Heineken

 

 

Em uma série de campanhas para comemorar seus 140 anos, a Heineken lançou um desafio aos designers: criar um rótulo da cerveja a partir de 250 imagens históricas da empresa. O vencedor foi o brasileiro, Fernando Degrossi, de 33 anos, que deixou para trás dois mil concorrentes e vai assinar a edição especial da garrafa, que será lançada em 2014.

Formado em Desenho Industrial pela Fundação Armando Álvares Penteado (FAAP), Degrossi é um dos sócios da Agência Unitri. Para o concurso, o designer se inscreveu individualmente e se dedicou à criação de 20 modelos. Seu objetivo era ficar entre os 30 finalistas e ter sua garrafa exposta na Milan Design Week de 2013. Das 20 garrafas enviadas, quatro estavam entre as 30 melhores e duas entre as top 5.

A vencedora foi o primeiro modelo desenhado por ele. O desenho apresenta uma mistura de cinco logos circulares da Heineken utilizados em décadas diferentes, mantendo a estrela vermelha e a cor verde – ícones da marca. “O design anunciava a marca Heineken de uma forma totalmente nova, mas imediatamente reconhecível”, afirmou o gerente da marca, Bernardo Spielmann.

Degrossi acredita que o diferencial da sua proposta foi ter investido mais no conceito do que na estética. “Nada feito em design deve ser 100% estético. Investir no conceito é essencial”, defendeu.

O desiger brasileiro é um “veterano” em concursos: já participou de aproximadamente cem desafios do gênero e venceu cerca da metade. Segundo ele, iniciativas como essa ajudam os profissionais a desenvolver habilidades e até descobrir uma vocação. “A pessoa só não pode achar que vai ter um insight em dois minutos. É necessário dedicação e entender o que o concurso de fato busca”, afirmou.

A Heineken tem tradição em fazer ações de marketing no formato de concursos. No ano passado, lançou o “Open Design Explorations”, que elegeu uma casa noturna-conceito, estilizada com elementos da marca. A empresa também tenta cativar o público com edições limitadas de garrafas estilizadas. Em 2011, lançou a Heinken Star Bottle, uma garrafa de alumínio que brilhava sob luz negra. E em 2010, criou a lata Heineken Touch, com design interativo.

Para Marcos Bedendo, professor de Gestão de Marcas e Marketing Estratégico da ESPM, essa estratégia de envolver os consumidores na criação de um produto leva a uma aproximação com o público. “O participante dedica um tempo grande ao concurso, o que gera um nível de envolvimento que talvez impossível em outras ações”, explicou.

 

Fonte: Tribuna Hoje

Link para matéria original: http://www.tribunahoje.com/noticia/64903/brasil/2013/05/25/designer-brasileiro-cria-garrafa-especial-da-heineken.html

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