Designer cria casa de papelão em forma de origami pra abrigar sem-teto

Enquanto o mundo não arruma uma solução global pra combater o problema dos sem-teto, são inovações como esta que vão nos dando alguma esperança. Cardborigami é a criação da designer Tina Hovsepian e consiste em um abrigo feito de papelão, em forma de origami, capaz de dar uma “casa” temporária a essas pessoas. 

O nome, Cardborigami, é uma mistura do inglês “cardboard” (papelão) com origami e explica em que consiste o abrigo. Ele foi projetado em duas versões diferentes: a 1.0, pensada mais pra catástrofes naturais, e a 2.0, mais portátil, e feita para abrigar um sem-teto. É nessa segunda que Hovsepian tem concentrado esforços. Ela pesa quase 5 quilos e inclui um retardador de fogo e um revestimento resistente à água, protegendo assim o seu interior. É fácil de dobrar e não necessita de montagem (a montagem leva apenas 1 minuto).

A ideia não é viver nestes abrigos em forma de origami (cujo design é inspirado, claro, na arte de dobrar papel vinda do Japão), mas sim que eles sirvam temporariamente pra suprir as necessidades das pessoas em situação de rua. Esta é, aliás, a primeira parte do projeto da norte-americana: a outra é criar o Cardborigami Outreach Center, onde os sem-teto aprenderão a usar o abrigo e terão toda a ajuda necessária pra encontrar uma casa definitiva.

Por enquanto, o Cardborigami ainda não passa de um protótipo e, por isso, a designer americana está procurando investidores e parceiros que o possam colocar de pé. O projeto faz também parte de uma campanha de crowd-funding do GoFundMe.