Designer defende Jabulani, a criticada bola da copa

Vários jogadores de diferentes seleções criticaram a Jabulani, bola que será usada na Copa do Mundo. Andy Harland, designer do modelo fabricado pela Adidas, saiu em defesa de sua criação.“Até agora, não vi nada que me preocupasse. Esta bola está disponível desde dezembro e ouvi poucos comentários”, afirmou o designer, em entrevista à emissora de TV Sky Sports.

A Jabulani recebeu diversas críticas de jogadores da seleção brasileira. O goleiro Julio Cesar afirmou que ela “parecia uma bola de supermercado”. Luís Fabiano, Julio Baptista, Felipe Melo e Robinho também reclamaram.

Além deles, atletas de outras equipes se queixaram. David James, goleiro da seleção inglesa, classificou-a como “horrível”; Gianluigi Buffon, goleiro da Itália, disse temer os movimentos “imprevisíveis” da Jabulani.

Harland, que idealizou o modelo no Instituto de Tecnologia do Esporte da Universidade de Loughborough (Inglaterra), não vê motivos para tantas críticas. “As equipes estão jogando na altitude e já dissemos muitas vezes que uma bola sempre será afetada por isso. Esta bola não tem segredos e foi desenhada para que os melhores jogadores do mundo demonstrem suas habilidades”, completou.

Acesse http://copadomundo.uol.com.br/2010/ultimas-noticias/2010/06/02/apos-criticas-a-bola-oficial-da-copa-designer-sai-em-defesa-da-jabulani.jhtm e confira um vídeo que mostra a fabricação da bola da copa

Tags:

Veja também