Designers e empresários podem se candidatar a participar da mostra “Criação Catarina”

Fonte : Assessoria

 

A Bienal Brasileira de Design 2015 Floripa começa a tomar forma e o momento é de selecionar participantes para o evento internacional que será realizado de 15 de maio a 12 de julho, com o tema “Design para todos”. Uma das exposições que está sendo estruturada é a intitulada“Criação Catarina”, cujo objetivo é fazer uma radiografia da indústria de Santa Catarina, focalizando a criação local, seja por departamentos de design instalados dentro das empresas, seja por escritórios de design independentes. No mês de setembro, está sendo realizado o mapeamento do que se cria e produz no Estado para então selecionar os objetos que estarão na mostra.

Numa atividade essencialmente multidisciplinar como é o design, a mostra, com curadoria de Adélia Borges e curadoria-adjunta de Celaine Refosco, apresentará um olhar transversal sobre a criação contemporânea, reunindo áreas de atuação diversas como equipamentos esportivos, embarcações, utensílios domésticos, revestimentos, calçados, confecção, tecidos, mobiliário, acessórios de moda, materiais, veículos, eletroeletrônicos, software, jogos eletrônicos e equipamentos mecânicos, agrícolas e médicos.

A pesquisa que definirá o que será apresentado nesta exposição já começou e vai até o final de setembro. Empresários e designers podem entrar em contato com a curadoria pelo e-mail [email protected] ou pelos telefones (47) 3395 0447 e (47) 9157 3314.

A exposição “Criação Catarina” será um momento importante de reconhecimento da indústria catarinense, em seus aspectos de inovação e criação própria, observa a curadora Adélia Borges. A mostra será realizada no edifício da Federação das Indústrias de Santa Catarina (FIESC), no bairro Itacorubi, Rodovia Admar Gonzaga, 2765.

 

Identidade Visual Bienal Brasileira de DEsign 2015 Floripa.  Autor Pablo Cabistani .(2)

Sobre a Bienal Brasileira de Design

A Bienal Brasileira de Design tem como objetivo mostrar o melhor da produção de design nacional, aguçar a percepção do público sobre a presença do design no dia a dia e promover esta atividade como fator decisivo de competitividade para produtos e serviços no país. A cadadois anos, o evento é realizado em uma cidade, já tendo passado por São Paulo, Brasília, Curitiba e Belo Horizonte.

Em Florianópolis, onde será a quinta edição da Bienal Brasileira de Design com  curadoria geral de Adélia Borges e coordenação geral de Roselie Lemos, serão desenvolvidas ações em vários locais da cidade, tais como exposições, seminários, workshops e instalações.

Atualmente, eventos pré-Bienais vem sendo realizados. A mostra “Index SC”, com produtos representativos da indústria catarinense, circula pelo Estado, que também recebe palestras sobre design com experts na área.

A Bienal é uma iniciativa do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC) e do Movimento Brasil Competitivo (MBC), apoiada pela Apex-Brasil e Governo do Estado de Santa Catarina e promovida pela Federação das Indústrias de Santa Catarina (FIESC), pela Associação Catarinense de Design (SC Design) e pelo Centro Design Catarina.