Designers brasileiros expõem na II Bienal Ibero-americana de Design

Quem for à II Bienal Ibero-americana de Design, que acontece de 22 a 26 de novembro em Madrid, vai poder ver a Cama Puerto, produto com que quatro designers brasileiros venceram a convocatória do evento intitulada “Ideias contra a pobreza e a exclusão social”. Promovida em parceria com o Ministério da Cultura da Espanha, no âmbito do Ano Europeu de Luta contra a Pobreza e a Exclusão Social, a convocatória teve por objetivo a geração de produtos e construções capazes de promover a igualdade e a dignidade de pessoas em situação de pobreza e exclusão, no contexto de lares de transição.

Foi neste contexto que surgiu a Cama Puerto, assinada por Cristiane Nogueira, Fernando Carvalho, Henrique Monnerat e Gabriel Leitão, do Rio de Janeiro (RJ). Pensado para espaços de abrigamento social, o móvel possui como conceito central a busca por privacidade. Pela natureza da situação de exclusão, o indivíduo tende a encontrar no dormitório do abrigo – mais especificamente na cama que lhe é destinada – uma espécie de território próprio. “Algo como um porto: um lugar para ancorar, restabelecer energias, refletir e traçar objetivos”, afirmam os profissionais no projeto enviado.

A Cama Puerto destaca-se pelos seguintes diferenciais: obtenção de relativo grau de recolhimento, ao compor um micro-ambiente sem isolar o usuário do espaço socializado; chance para mães recentes de aleitar seus filhos de mais maneira reservada e aconchegante, assim como de protegê?los de tombos ao dormir; oportunidade de reclusão para meditação ou práticas espirituais; guarda de pertences pessoais; possibilidade de variadas configurações espaciais, pelo princípio formal do produto, que oferece aos usuários a chance de diferentes arranjos. No total, 153 projetos foram inscritos na convocatória da Bienal Ibero-americana. Podiam participar designers de interiores, industriais e de produto, da América Latina, Espanha e Portugal. Apenas 17 foram classificados para a exposição, que acontece no Museu de Artes Decorativas de Madrid. Três primeiros lugares foram concedidos e duas menções especiais conferidas, uma delas à Cama Puerto.  “Presentemente, estamos tentando levantar fundos para viabilizar nossa ida à Madrid, para a abertura da exposição”, comenta o designer Fernando Carvalho. 

1 Comentário

  1. karolceli disse:

    Olá.. também fui uma das selecionadas. E a exposição estará aberta até dia 31 de Janeiro de 2011. Fico muito feliz com nossa representatividade no mundo. Abraço!