Durante a Semana D, Apex-Brasil apresenta produto desenvolvido no Design Export

 

 

 EVO, da Signo Vinces, será apresentado em evento

A Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) realiza no dia 4 de outubro, em Curitiba (PR), mais um evento do Ano da Inovação e Design Apex-Brasil. A ação ocorrerá como parte da programação da Semana D – Festival de Design e irá apresentar ao público o case do kit cirúrgico odontológico EVO, da empresa Signo Vinces, desenvolvido a partir do programa Design Export.

O Design Export é um projeto da Apex-Brasil, em parceria com o Centro Brasil Design (CBD), que objetiva promover inovações por meio do uso do design em produtos brasileiros para exportação. O projeto foi iniciado neste ano e irá apoiar, até o final de 2014, o desenvolvimento de 70 inovações, em nove setores, com o apoio de escritórios de design. O escopo da iniciativa abrange o desenvolvimento de produtos, embalagens, branding (posicionamento de marca) e serviços.

Além da apresentação do primeiro produto desenvolvido pelo Design Export – realizada pelo diretor da Signo Vinces, Fredy Vogt – o evento do Ano da Inovação e Design da Apex-Brasil contará com palestra “Design Tipo  Exportação”, que será ministrada pela consultora empresarial Angêla Hirata, responsável pelo case de sucesso das sandálias Havaianas no mundo.

“Para a Apex-Brasil, o design é uma ferramenta para possibilitar a inovação, que utilizamos visando contribuir de forma prática para o aumento da competitividade das empresas exportadoras”, afirma a Gerente Executiva de Competitividade e Inovação da Apex-Brasil, Márcia Nejaim.

O evento ocorrerá como parte da Semana D – evento realizado pelo Centro Brasil Design e pela ProDesign>PR, com patrocínio do SEBRAE e do Centro Universitário Curitiba – UNICURITIBA, que utiliza o mesmo modelo das grandes semanas de design que acontecem no exterior anualmente. Realizada de 1 a 6 de outubro, em Curitiba, a Semana D terá como tema “O Design Transforma”. O objetivo é demonstrar a importância do design em diversos segmentos e sua capacidade de efetiva mudança em produtos, marcas, economias, cidades e até comportamentos.

 

 

Produto inovador

 

EVO, da Signo Vinces

 

O EVO é um kit instrumental destinado à cirurgia odontológica, que possui todas as ferramentas necessárias para auxiliar o cirurgião dentista no processo de implantodontia e outros procedimentos. Por utilizar brocas e instrumentos inteligentes, com mais de uma função, o número de  ferramentas do kit é menor do que o usual no mercado e ele é mais compacto, prático e funcional.   

 

Por meio do programa Design Export, a empresa trabalhou no desenvolvimento de ferramentas inteligentes e fez um reestudo de materiais e processos o que, além de diminuir o tamanho do kit cirúrgico e criar um visual inovador ao EVO, reduziu o custo de fabricação em 43%. O sucesso desse projeto deu origem ao desenvolvimento de toda uma nova linha de produtos Signo Vinces.

 

O lançamento oficial do produto foi realizado durante o IN 2013 – Latin American Osseointegration Congress, no dia 25 de setembro, em São Paulo, e o kit já está disponível para a venda.

 

Ano da Inovação e Design

 

O Ano da Inovação e Design é uma iniciativa da Apex-Brasil que prevê a realização de uma série de eventos para sensibilizar empresários e sociedade sobre a importância da inovação e do design para o incremento da competitividade de produtos e serviços brasileiros, no país e no exterior. 

A ação envolve iniciativas destinadas a empresários, entidades setoriais, representantes de governo e profissionais de inovação e design para apresentação de cases e oportunidades relacionadas ao design e à gestão da inovação. 

Também estão  sendo realizadas ações com os gerentes dos mais de 80 projetos setoriais desenvolvidos pela Apex-Brasil em parceria com entidades empresariais  bem como com os colaboradores da Agência e com os técnicos do Projeto Extensão Industrial Exportadora (PEIEX) – iniciativa da Agência de qualificação empresarial para exportação.

 

 

Ferramentas para competitividade

 

A Apex-Brasil considera o design, a inovação e a sustentabilidade ferramentas fundamentais  para a competitividade das empresas brasileiras e promove diversas iniciativas para trabalhar com esses temas junto aos mais de 80 segmentos da economia com os quais executa projetos de promoção das exportações. 

Assim, além do Design Export, a Agência também desenvolve o projeto Design Embala, executado em parceria com a Associação Brasileira de Embalagem (ABRE) e que tem como objetivo agregar valor aos produtos brasileiros  por meio do design de embalagem e, dessa forma, conquistar novos mercados. O projeto prevê ações de sensibilização e qualificação das empresas participantes e, ainda, iniciativas para promoção da imagem do Brasil nesse segmento. 

A Apex-Brasil também realiza, em parceria com a Associação Brasileira de Empresas de Design (Abedesign), o projeto setorial Brasil Design, voltado à promoção das exportações de serviços de design. 

Veja também