Economia Criativa em debate

Um dos destaques da Semana D 2015, evento que acontece entre os dias 03 e 08 de novembro, na cidade de Curitiba (PR), é um bate-papo sobre economia criativa com importantes nomes da área.

Farão parte do encontro Carolina Gritten (estilista da Velvet.Underwear desde 2009),  Henrique Cabral (empresário em Negócios de Moda, Startuper Fundador da Mutandis e Co-fundador da Casa Base, Fluxonomista 4D, Organizador da SLECC – Semana Latino-Americana de Economia Criativa e Colaborativa de Curitiba),  Suiane Cardoso (formada em Design Gráfico pela UFPR, proprietária da sua própria marca, a Suiane Maria) e Maria Eduarda Malucelli (estudou Arquitetura e Urbanismo, Costura e se formou em Estilismo pelo Senai. Há dois anos criou a Ovelha Negra Underwear, onde cria lingeries que incentivam a colocação da mulher como protagonista).

A partir da experiência dos profissionais e interação com os participantes, serão trabalhados os seguintes temas:

– Colaboração e parcerias para aumentar a visibilidade de novos designers (caso da Mutandis, Casa Base, Mercado Criativo, parceria entre Velvet.Underwear e a Ovelha Negra);
– Como o comércio local pode transformar o ambiente urbano e vice-versa, tendo em vista o exemplo do Centro Histórico de Curitiba;
– A moda autoral como agente transformador, tornando a cadeia produtiva mais humana e modificando a relação das pessoas com a moda;
– A roupa como manifesto: o consumo da moda autoral como forma de comunicação e expressão pessoal.

Realizado pelo Centro Brasil Design e pela ProDesign>pr, o evento, que acontece todos os anos, chega em sua quinta edição com o objetivo de mostrar o poder transformador do design e a presença de seus principais conceitos no cotidiano de todos.

A quinta edição da Semana D acontecerá nos períodos da manhã e da tarde, no Museu Oscar Niemeyer (MON), um dos principais símbolos da capital curitibana, e contará com palestras nacionais e internacionais, exposições e workshops. Neste ano, o tema do evento será “Design Transforma Cenários”, que abordará a influência do design sobre os cenários criativo, estratégico, econômico e urbano.

A Semana D 2015 será realizada no Museu Oscar Niemeyer (Rua Marechal Hermes, 999 – Centro Cívico), com atividades nos períodos da manhã e da tarde. A participação é gratuita, porém os interessados deverão convencer a organização de que sua participação é fundamental para o evento respondendo a pergunta “Por que a Semana D deve ter você como participante?”. O formulário de inscrição, assim como todas as outras informações sobre o evento, estão disponíveis no site www.semanad.com.br.

 

semana d15