Edital para a segunda edição do Programa Design Export é lançado

A Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil), em parceria com o Centro Brasil Design, abre no dia 18 de fevereiro as inscrições para a segunda edição do programa Design Export, projeto que apoia empresas brasileiras no desenvolvimento de produtos inovadores e de bom design voltados à exportação.

O Design Export é direcionado para as indústrias, de qualquer setor ou região, que tenham a exportação como parte de sua estratégia de negócios e estejam interessadas em desenvolver produtos e embalagens voltados ao mercado internacional. A segunda edição do programa vai abranger as cinco regiões brasileiras e atenderá um total de 200 empresas.

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“O design é um fator fundamental para a competitividade internacional. Esta edição atenderá duas vezes mais empresas do que a anterior. Isso porque vimos que o programa traz excelentes resultados em termos de qualificação, acesso a novos mercados e até mesmo redução de custos para as empresas”, afirma Adriana Rodrigues, coordenadora de Competitividade da Apex-Brasil.

De acordo com a Diretora Executiva do Centro Brasil Design, Letícia Castro, a nova edição do programa contribuirá para que as empresas brasileiras conquistem um diferencial competitivo e consigam se destacar fora do país. “Nosso objetivo é fazer os empresários perceberem o valor do design enquanto agente transformador capaz de gerar inovação, agregar valor e possibilitar avanços estratégicos”, ressalta.

O edital está disponível em www.designexport.org.br e as empresas podem  se cadastrar até dia 8 de abril. Os escritórios de design poderão se inscrever em um edital exclusivo que será lançado no final de março.

Conheça o Programa

Realizado pela Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) e pelo Centro Brasil Design (CBD), o Design Export é um programa que se desenvolve por meio de consultorias individualizadas em gestão do design nas empresas, objetivando não apenas o desenvolvimento de novos produtos e embalagens, mas especialmente a criação de uma cultura organizacional de inovação, design e exportação.

Os empresários recebem consultorias, capacitações e apoio técnico e financeiro para identificar a melhor oportunidade de inovação e os profissionais mais adequados às suas necessidades, por meio de um cadastro de escritórios de design. Os consultores orientam os empresários em todas as etapas do processo de desenvolvimento do novo produto ou embalagem, subsidiando-os com a informação e apoio necessários à gestão do processo e contribuindo para diminuir os riscos de lançamento da inovação no mercado.

A primeira edição do Design Export auxiliou a criação de 100 projetos inovadores voltados à exportação, em 60 cidades de sete diferentes estados brasileiros.

Saiba mais sobre o projeto em www.designexport.org.br