Empresas inovadoras investem em pesquisa e desenvolvimento

 

 

A cada ano, empresas de sucesso que investem em produtos e serviços inovadores, certamente estão gerando resultados financeiros mais elevados. A consultoria Booz & Company –  pioneira em consultoria de negócios no mundo – divulgou em seu relatório anual global de inovação que o sucesso dessas empresas não é a quantia empregada em pesquisas e desenvolvimento, mas sim de que forma elas investem nesta área.

Este ano, a consultoria considerou duas qualidades importantes – alinhamento estratégico e cultura que suporte inovação – elas realmente contribuem para a inovação de empresas e permitem a elas maior competitividade de mercado. No Brasil, as empresas de capital aberto seguiram o compasso global e elevaram em 10,5% o investimento em pesquisa e desenvolvimento.

Toda empresa que possui inovação segue ao menos uma das três estratégias inovadoras – necessidades de consumo, leitura de mercado ou segmento tecnológico. Enquanto ninguém ou outras estratégias ofereçam resultados superiores, alguns negócios continuam atuando em diferentes níveis estratégicos. E, seja qual for a tática adotada – cultura de inovação é a chave do sucesso.

Os segmentos que apresentaram o maior porcentual de crescimento em pesquisa e desenvolvimento foram os de software e internet (11%), saúde (9,1%) e insumos (8,5%). AApple lidera o ranking em inovação pelos 600 executivos consultados. Google e 3Mocuparam o segundo e terceiro lugares. E o estreante Facebook também não poderia ficar de fora, entrando na décima colocação.