Encerra no dia 8 de agosto o prazo para a candidatura ao Colegiado Setorial de Design

O Conselho Nacional de Política Cultural do Ministério da Cultura está criando um Colegiado Setorial de Design, e o prazo para candidaturas vai até o dia 8 de agosto. É a primeira iniciativa do ramo do design junto ao MinC.

No entanto, a adesão de candidatos para o colegiado ainda está abaixo do esperado. São necessários 30 candidatos (15 titulares e 15 suplentes), número que ainda não foi atingido. Os eleitores também ainda são escassos, e o prazo para reverter esse panorama está chegando ao fim.

Os Colegiados são instâncias de formulação das políticas setoriais e têm como competência debater, analisar, acompanhar, solicitar informações e fornecer subsídios ao CNPC para a definição de políticas, diretrizes e estratégias dos respectivos setores culturais. Dentre as novas funções do novo colegiado, está a de elaborar uma política de apoio ao design pelo Ministério da Cultura também a de eleger o próximo delegado junto ao CNPC.

O Colegiado de Design será composto por cinco representantes do poder público e quinze representantes da sociedade civil. Os representantes da sociedade civil para o primeiro mandato do Colegiado Setorial de Design serão eleitos no Fórum Nacional Setorial de Design a ser realizado nos dias 19 e 20 de setembro de 2012, conforme processo eleitoral publicado pela Portaria nº 51 da Ministra de Estado da Cultura. O Fórum terá também o objetivo de discutir as diretrizes para as Políticas Públicas do Setor visando à elaboração do Plano Setorial de Design.

Freddy Van Camp, o atual representante do Design junto ao CNPC, publicou no blog da Associação de Designers de Produto (ADP) uma carta aos designers, na qual pede para que os profissionais se candidatem ao colegiado, mesmo que como eleitores. “É um espaço político que não devemos deixar em aberto, para o nosso próprio bem”, afirmou Van Camp. A mensagem na íntegra pode ser acessada no blog: http://adplog.wordpress.com

As inscrições podem ser feitas por envio via postal expressa (do tipo Sedex ou similares) até o dia 8 de agosto. A inscrição deve conter os seguintes documentos: Comprovação de atuação de três anos no setor, RG, CPF, comprovante de residência, comprovante de atuação em Entidade Civil, currículo e portfólio.

Os documentos devem ser encaminhados para o seguinte endereço: Conselho Nacional de Política Cultural, Esplanada dos Ministérios, Bloco B – Ed. Sede, Brasília – DF, CEP: 70.068-900. A documentação pode também ser enviada pela internet, no link da plataforma virtual do processo eleitoral do CNPC: www.cultura.gov.br/setoriais Confira como estão as inscrições por estado: