Estudantes brasileiros recebem prêmio internacional de design

Dois trabalhos de estudantes brasileiros estão entre os 100 premiados no iF Concept Award 2010. O anúncio foi no último dia 4 de março em Hannover, na Alemanha. Com apoio do Programa Design & Excellence Brazil (DEBRazil), 101 projetos brasileiros foram inscritos na edição deste ano.

Os estudantes Rafael Osmar de Oliveira e Costa e Elisa Sayuri Freitas Irokawa, da Universidade do Estado de Minas Gerais, idealizaram o STCS, um sistema de transporte coletivo em forma de metrô projetado para solucionar os problemas de locomoção pública nas grandes metrópoles. A proposta, segundo os acadêmicos, é criar uma nova dinâmica para o transporte com foco também na sustentabilidade. Os trilhos das linhas dos dois sentidos fazem parte da mesma estrutura, o que, segundo Oliveira e Irokawa, agiliza a implantação. Além disso, a locomoção é eletromagnética e utiliza energia limpa, já os vagões são mais estreitos e mais leves. Além de receber a chancela do iF Concept, esse trabalho ficou entre os 16 contemplados pelos jurados com premiação em dinheiro. Dos 30 mil euros distribuídos, os universitários ganharam mil.

O outro projeto vencedor foi dos estudantes Leonardo Yoshio Hatamura e Fábio Yuji Matsuda, do Centro Universitário Belas Artes de São Paulo. Eles levaram o prêmio com o carrinho de bebê Walk on air, idealizado para proporcionar o máximo de conforto à criança e aos pais. De acordo com os alunos, a cadeira mais alta facilita na hora da alimentação por ficar acima das mesas e a distribuição das rodas em formato trapezoidal oferece maior mobilidade em locais pequenos, sem perder a estabilidade. O projeto ainda prevê um mecanismo de pêndulo para compensar desníveis de calçadas e buracos, que juntamente com uma suspensão central e duas frontais, proporciona maior conforto para o bebê durante o passeio.

DEBRazil

Sob a coordenação pelo terceiro ano consecutivo do Centro de Design Paraná, o Programa Design & Excellence Brazil (DEBrazil) promove o reconhecimento internacional do design brasileiro e difunde no país uma cultura de exportação de produtos de valor agregado. A iniciativa, do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC) e da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil), oferece desde 2003 apoio financeiro e logístico para a inscrição de produtos e projetos brasileiros, além de divulgação dos premiados no iF Design Awards.

A iniciativa é a única em todo o mundo a apoiar a participação de empresas e estudantes no principal prêmio europeu de design nas categorias produto (iF Product) e projeto universitário (iF Concept).

Mais informações sobre o programa DEBrazil, no site www.designbrasil.org.br/debrazil.

Centro de Design Paraná

O Centro de Design Paraná é uma Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (Oscip), fundada em 1999, que trabalha pela construção de uma cultura do design no Brasil. Sua atuação compreende a inteligência em design nas empresas, o desenvolvimento de ações em design e a realização de eventos de educação e formação. Pioneiro, foi o primeiro centro de design instituído no Brasil e também o primeiro a orientar sua atuação a partir das necessidades do empresariado. Por conta do ineditismo e da qualidade do trabalho realizado, é reconhecido pela Financiadora de Estudos e Projetos do Ministério de Ciência e Tecnologia (Finep) como referência nacional em gestão do design.

Desde outubro de 2009, é o representante oficial no Brasil do iF International Forum Design. Localizado no Exhibition Grounds em Hannover, Alemanha, o iF possui sedes em Munique, Taiwan e Coreia e oferece serviços que integram o design e a indústria desde 1953.

Assessoria de imprensa DEBrazil
INTERACT Comunicação Empresarial
413079.2719
Jornalista responsável:
Juliane Ferreira – 41 9997.2971
[email protected]