Estudantes criam garrafa portátil que deixa a água do mar potável

Uma invenção incrível que pode solucionar alguns dos mais graves problemas mundiais. Um grupo de quatro estudantes de uma universidade na Coréia do Sul criou uma garrafa que é capaz de eliminar o sal e outras propriedades da água do mar, transformando-a assim em água potável. Tudo em um só recipiente. 

Dá pra imaginar a utilidade da pequena garrafa portátil, batizada de Puri, em situações de acidente em alto mar, como naufrágios, em que o resgate é feito muitas vezes em condições difíceis. Para não falar na questão da escassez de água potável em muitas regiões espalhadas pelo mundo. Tornar os oceanos ‘bebíveis’ representaria uma enorme mudança.

Younsun Kim, Kangkyung Lee, Byungsoo Kim e Minji Kim são os nomes dos alunos da Universidade de Yonsei responsáveis pelo protótipo que, claro, já concorre a importantes prêmios e está chamando a atenção da comunidade científica. O Puri facilita a vida do usuário, que só precisa bombear a água salgada para uma câmara de filtragem, dentro da garrafa, que vai dessalinizar o líquido e enviá-lo para uma câmara interna, onde a água já potável é armazenada.

“Este é o único objeto que pode suprir a demanda de água potável dos envolvidos em um acidente em alto mar”, dizem os estudantes. E por alguma razão ela já é conhecida como “garrafa mágica”

Veja também