Estudantes de Novo Hamburgo conquistam o iF STUDENT DESIGN AWARD 2016

O iF STUDENT DESIGN AWARD, maior prêmio internacional de design voltado a jovens talentos, acaba de anunciar os vencedores da edição de 2016.

Entre 100 projetos premiados em países como Alemanha, Estados Unidos, Coréia do Sul, China, Suíça, a tipografia “Juntos” foi o único projeto brasileiro a entrar na lista de 2016, premiado na disciplina de comunicação.

A tipografia, criada por Gabriel Ratzlaff, 34 anos, Carla Musa, de 24, e Emilly Ramos, de 25, é um projeto desenvolvido com estudantes de 7 e 8 anos da escola Otávio Rosa, de Novo Hamburgo. O objetivo era desenvolver uma tipografia coletiva e mostrar às crianças que, apesar das suas diferenças enquanto grupo, elas poderiam criar algo maior juntas. “A premissa do trabalho era ‘Impactar Vidas’. Escolhemos trabalhar com crianças sem saber ao certo qual seria o trabalho desenvolvido, e após pesquisa, percebemos o quão importante é para uma criança sair de um grupo social pequeno (família) para um maior (escola) e despertar nelas o sentimento de pertencer à algo maior”, conta Gabriel.

A tipografia “Juntos” surgiu da sobreposição da escrita de cada um dos estudantes. E o trabalho foi além. “Juntamente com a fonte, nós os encorajamos a refletir sobre o trabalho em conjunto e sobre a sua identidade enquanto grupo utilizando o Design como uma ferramenta de mudança social”, reflete o estudante.

Sobre a conquista do iF STUDENT DESIGN AWARD 2016, o trio enfatiza a importância do design na sociedade. “Nós estamos imensamente felizes com essa premiação. É a prova de que o design não acontece apenas em países ricos e bem desenvolvidos e não está ligado somente às ferramentas ou tecnologia. Design são projetos de pessoas ajudando pessoas, com iniciativas que fazem deste um lugar melhor para todos”, diz Gabriel.

A intenção dos estudantes é transformar o projeto em uma ferramenta educacional que possa alcançar o máximo de crianças possíveis. Gabriel, Carla e Emily são alunos de Design da Universidade Feevale, de Novo Hamburgo, e cursam o quinto semestre do curso.

Realizado anualmente, o iF STUDENT DESIGN AWARD premia 100 projetos entre os mais inteligentes, criativos e inovadores dentro de cada disciplina: Design de produto e industrial; Design de Comunicação e Multimídia; Design de Moda; Arquitetura e Design de Interiores. Neste ano, foram 16.493 inscritos de todo o mundo.