Estudantes de São Paulo são premiados na primeira edição do iF Talents 2017

Acaba de sair o resultado da primeira edição do iF DESIGN TALENT AWARD 2017, prêmio mundial que reconhece o talento de estudantes e recém-formados em cursos relacionados ao design.

Entre 59 projetos premiados em países como Alemanha, Estados Unidos, Coréia do Sul, China, Suíça, o aplicativo InteRefugees de um grupo de estudantes da Universidade Presbiteriana Mackenzie – Campus Higienópolis foi o projeto brasileiro vencedor na categoria Public Value (onde se encaixam propostas de apoio e suporte para ajudar pessoas)

O InteRefugees busca resolver o problema de comunicação e informação dos refugiados, com enfoque inicial nos sírios. “Criamos uma plataforma virtual que será a interface entre as necessidades dos refugiados e as oportunidades que os países podem oferecer”, comenta Rafael Marques Panessa, aluno do curso de Design. A plataforma tem três principais vertentes. A primeira é a informação, onde se oferece dados confiáveis em relação a documentação, ONG’s, embaixadas, e sistema monetário de diversos países. A segunda é a  comunicação entre refugiados sírios em busca de ajuda e refugiados já estabelecidos no país de destino. Por último, a oportunidade, que se baseia em estabelecer relação entre perfil de refugiados e vagas de emprego.

Quatro estudantes são donos do projeto. Fabrizzio Nicodemo, do curso de Administração com ênfase em Comércio Exterior, Graziela Bonato Vieira, estudante de Psicologia, Isadora Monteiro Machado, estudante de Arquitetura e Urbanismo e Rafael Marques Panessa, do curso de design. Todos estudam na Universidade Presbiteriana Mackenzie.

Os quatros jovens desenvolveram o projeto inicialmente para participar de um concurso internacional de empreendedorismo social com o tema refugiados. Durante o desenvolvimento, fizeram pesquisas de campo entrevistando refugiados a partir de visitas em ONG’s, em um festival sírio e mesquitas. “Acreditamos que nossa maior força vem por sermos uma equipe multidisciplinar. Estamos com o InteRefugees na incubadora da faculdade e temos uma grande expectativa de ele sair do papel”, comenta Rafael.

  • Grupo de estudantes que ganhou o prêmio

O iF DESIGN TALENT AWARD 2017 é realizado duas vezes ao ano. A próxima chamada é até 20 de junho e pode ser realizada pelo link http://ifworlddesignguide.com/if-design-talent-award-2017-02/ As inscrições são gratuitas, o projeto inscrito não pode ter mais do que dois anos e o participante pode inscrever quantos projetos quiser. Serão aceitos trabalhos individuais ou de equipes até quatro pessoas que se enquadrem nas seguintes categorias:

– Smart Homes, Connect Cities – Visões para cidades e cidadãos

– Public Value, Life & Humanity – Convivendo

– Micro apartamentos Maximizando pequenos espaços

– Future Healthcare – Usando a tecnologia para nos manter mais saudáveis