Ex-engraxate, designer de sapatos exibe criações no SPFW

O designer de sapatos Augusto Fonseca exibe suas criações nos corredores do São Paulo Fashion WeekFoto: Ricardo Matsukawa/Terra

Após passar cinco anos como engraxate nas ruas da capital paulista, Augusto Fonseca se apaixonou por pés e viu no item uma oportunidade de crescer profissionalmente. Hoje, mais de 15 anos depois, o designer de sapatos exibia orgulhoso suas criações nos pés de três modelos, que desfilavam pelos corredores do São Paulo Fashion Week – a maior semana de moda da América Latina.

As peças – três sapatos meia-pata de 12, 13 e 14 centímetros de salto – chamaram a atenção de quem passava, mas a história do designer surpreendeu ainda mais. De engraxate, Augusto conseguiu uma oportunidade nas empresas fabricantes de sapato, onde passou a exercer o ofício, que foi sendo aperfeiçoado com os anos. “Minha origem é humilde, trabalhei muitos anos como engraxate, mas foi aí que me apaixonei pelos pés das mulheres. Acho que estava no sangue a vocação”, contou o designer, que diz ter orgulho de suas “raízes”.

Em 2005, decidido a abrir seu negócio próprio, pediu demissão da marca onde trabalhava, vendeu o único bem que tinha – uma moto -, e lançou a Bellíssima calçados, que começou em um ponto na rua Augusta, no centro da capital paulista. Sem dinheiro para mobiliar o ateliê-loja, contou com a ajuda de um amigo marceneiro, que confeccionou todos os móveis de graça, com a promessa de que receberia o pagamento um dia. “Fui atrás do meu sonho. Minha mulher e meus amigos achavam que eu estava doido, mas eu sabia em mim que ia dar certo um dia”, contou Augusto, que também já quitou a dívida.

Hoje, o designer vende seus sapatos em 36 franquias espalhadas pelo Brasil, e diz que se prepara para fornecer os sapatos para o desfile do estilista Walério Araújo, na Casa de Criadores. “Eu ainda tenho muito pra crescer, mas cada dia é com um passo”, diz o designer, que confeccionará 7 modelos de sapatos femininos para o desfile, previsto para julho.