Exposição e palestras com designers premiados

Fonte D2 Comunicação

A trajetória e a criatividade de alguns designers brasileiros ganham ainda mais evidência na Panamericana Escola de Arte e Design durante o São Paulo Design Weekend 2015. São dois eventos integrados, uma exposição e um círculo de palestrantes, reunindo profissionais brasileiros premiados no A’ Design Award & Competition.

A Mostra, que será aberta em 10 de agosto, reúne 74 projetos, entre painéis e objetos, de 33 designers brasileiros que brilharam no prestigiado prêmio italiano entre os anos de 2010 a 2015. A organização e curadoria da Mostra foram feitas pelo Coletivo Brasil Design.

Dentre os designers, escritórios e agências que estarão presentes na Exposição, está Marcelo Lopes, da Merchan Design, conhecido internacionalmente por trazer referências lúdicas, interativas e sensoriais às suas peças, com a intenção de promover uma experiência positiva no cotidiano das pessoas. Na Panamericana, ele apresentará a identidade visual criada para a “Agraz Restaurante” que teve sua marca inspirada nos 27 estados brasileiros. A densidade populacional de cada estado está representada através das dimensões das faixas da marca. Já as cores mostram a miscigenação e a diversidade cultural dentro e fora do nosso País.

Já a arquiteta Fernanda Marques mostrará o projeto “Infinite Steel Stool”, um espaço de relax minimalista e multifuncional, criado para um jovem fã de artes, design e motovelocidade. O local se destaca por suprimir, de forma ousada e criativa, o limite entre o interior e o exterior. Formada pela FAU/USP, ela é uma das mais prestigiadas profissionais do Brasil, com reconhecimento nacional e internacional. Seu escritório desenvolve projetos residenciais, empreendimentos e comerciais de luxo, como a Le Lis Blanc, a Rosa Chá e a John John da Oscar Freire, por exemplo.

O Mula Preta Design, por sua vez, estará na Panamericana com o projeto da moderna poltrona “namoradeira” Fluens, assinada por André Gurgel. Graças a um software de design gráfico tridimensional, a peça conseguiu ganhar curvas inusitadas, que tornam a produção ainda mais eficiente e sustentável, já que, dessa forma, consegue-se utilizar menos material.

O MK27, renomado estúdio do arquiteto Marcio Kogan, também estará presente na Exposição. Os visitantes poderão conferir o icônico projeto “Casa Cubo”, em que o bruto, na forma de concreto, contrapõe-se à delicadeza dos pilotis que sustentam o cubo. As cores avermelhadas, sempre ricamente texturizada, os móveis e as lâmpadas, que mesclam o contemporâneo e o clássico, também chamam a atenção. E para os interessados em trabalhos de Design de Joias, a exposição contará com a coleção Vivit Collection, da Brazil & Murgel, com anéis e brincos inspirados nas formas da natureza, que se destacam pelas suas formas alongadas e sinuosas.

O design em discussão

No dia 15 de agosto, das 16h às 18h30, os amantes do design poderão participar de um clico de palestras com os cinco primeiros colocados do Brasil no World Design Ranking – 2010/2015 do Prêmio A’ Design Award & Competition, que são justamente o Marcelo Lopes, Fernanda Marques, Gabriel Kogan, representando o MK27, André Gurgel e Felipe Bezerra, da Mula Preta, e Fabio Brazil e Henrique Murgel, da Brazil & Murgel. Na ocasião, eles falarão sobre o processo criativo para o desenvolvimento dos projetos laureados, o mercado do design no Brasil, a atuação profissional, entre outros temas. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas pelo e-mail [email protected].

A exposição pode ser visitada na Sede Groenlândia de 10 a 19 de agosto, de segunda a sexta, das 9h às 21h, e sábado, das 9h às 18h30, e domingo, das 10h às 16h. O evento conta com o patrocínio da Fedrigoni Brasil Papéis. A entrada é gratuita.

Na mostra poderão ser vistos os projetos premiados dos designers: Antonnione Franco Leone Ribeiro, Betina Gomes, Bruno Oro De Abreu, Carolina Falcão Duarte, Cleber Niels & Rodrigo Wolf, Dado Castello Branco, David Elia, David Guerra, Fabio Brazil & Henrique Murgel, Fernanda Marques, Flávio Melo Franco, Gabriel Juliano Rodrigues, Gisele Taranto, Guilherme Torres, Gustavo Piqueira, Interbrand Brasil, Jean Gilbert Dupont, José Ricardo Basiches, Juliana Pippi, Leonardo Santos E Barros, Luis Felipe Burigotto Rocco, Marcelo Lopes, Marcio Kogan, Mula Preta Design, Paula Werneck, Patrícia Salgado, Ronald Scliar Sasson, Sporttv Globosat, Stella Nanni, Taiam Ebert, Vanessa Martins, Viviane Nicoletti & Matheus Santiago e Yan Soares De Freitas

Sobre a organização: O CBrD – Coletivo Brasil Design é formado pela Associação Nacional de Designers de Produto (ADP), Associação Brasileira de Designers de Interiores (ABD), Associação Brasileira de Empresas de Design (ABEDESIGN), Associação dos Designers Gráficos do Brasil (ADG), Associação Brasileira de Estilistas (ABEST), Associação Brasileira de Estudos e Pesquisas em Moda (ABEPEM) e Sociedade Brasileira de Design da Informação (SBDI).

SERVIÇO: A´ Design Award: Exposição dos designers brasileiros laureados no prêmio Italiano de 2010 a 2015

Local: Panamericana Escola de Arte e Design – Rua Groenlândia, 77

Período: 10 a 19 de agosto

Horário: de segunda a sexta, das 9h às 21h, sábado, das 9h às 18h30, e domingo, das 10h às 16h

Palestra com os cinco primeiros colocados do Brasil no World Design Ranking – 2010/2015

Dia: 15 de agosto

Horário: 16h às 18h30

Local: Sede Groenlândia

Inscrições gratuitas através do e-mail [email protected]. Vagas limitadas

Informações: Tel. (11) 3887.4200 – http://www.escola-panamericana.com.brwww.facebook.com.br/panamericanaescoladeartedesign02 painel TODOS PREMIADOS.cdr

 

 

 

Veja também

1 Comentário

  1. Jose Eduardo disse:

    Great matter.
    Jose Eduardo, Admirador das Acompanhantes SP, São Paulo – SP