Gafisa investe em design e contéudo e apresenta nova temporada de série com Guto Requena

Antenada às tendências, a Gafisa está cada vez mais próxima do público amante da arte e do design. A marca criou a série Design Hoje! em parceria com o arquiteto e designer Guto Requena, que chega à segunda temporada intitulada Cidade-se. Composta por cinco episódios, permeiam a série temas como arte pública, balada urbana e a cidade como um espaço público de lazer. O objetivo é fomentar a reflexão sobre os rumos do ambiente urbano, com uma perspectiva otimista de pessoas que fazem acreditar que o futuro pode ser melhor. “Um convite para questionarmos sobre a cidade que queremos, uma cidade para pessoas”, explica Guto Requena.

Os vídeos são veiculados nas salas premium dos principais cinemas de São Paulo e do Rio de Janeiro. A Ocupação Carioca é o atual filme em exibição, a Cidade Aberta será apresentada a partir de outubro de 2016 e a Cidade do Futuro estará nas telonas em  em dezembro de 2016. As séries Arte Pública e Balada Urbana já foram exibidas e podem ser visualizadas nos canais da Gafisa e de Guto Requena no YouTube.

Por meio dessa inciativa, a Gafisa reforça sua preocupação com a cidade como um ambiente de expressão e convivência, e demonstra o seu apoio ao urbanismo e ao design de alta qualidade.

“A Gafisa é uma construtora que busca sempre se reinventar. Estamos atentos ao nosso consumidor e às mudanças da sociedade. Esse olhar é refletido nos lançamentos, como o Smart Santa Cecília, o primeiro Home & Share do Brasil, que traz a economia de compartilhamento para nossos clientes. Entregaremos ainda esse ano o Follow The Eureka Building, lançado em 2013, que é o primeiro empreendimento colaborativo construído no mundo a partir de ideias compartilhadas pelo Facebook, com design completamente diferente dos empreendimentos já feitos por nós. Para o mercado de luxo, lançamos a Gafisa Signature, apoiada em três pilares – exclusividade, localização e design. A nova marca assina o lançamento do MN|15, empreendimento premiado no A’Design Award & Competition. Além disso, participamos pelo segundo ano consecutivo do Design Weekend e investimos em produção de conteúdos relevantes e atuais”, declara Octavio Flores, Diretor de Negócios da companhia.

 

Sobre o Design Hoje! – Cidade-se

O episódio 1, Cidade-se: Arte Pública, apresenta uma conversa descontraída de Guto com o fundador da galeria Choque Cultural, Baixo Ribeiro, sobre arte pública e sua importância na reapropriação da cidade pelas pessoas. O primeiro episódio mostra como a arte pública transforma os espaços e devolve aos moradores o sentimento de pertencimento. Seja através de pinturas, instalações ou imersões, esse movimento para melhorar os locais públicos faz com que as pessoas voltem a integrar os ambientes e sentir prazer em andar ao ar livre pelas ruas.

No episódio 2, Cidade-se: Balada Urbana, Guto Requena visita festas e ocupações de música eletrônica em áreas públicas, como Selvagem, Tenda, Capslock, CCBB Musica Performance em São Paulo e o Beco do Rato no Rio de Janeiro, e mostra como a importância da economia da noite e suas diversas baladas urbanas que surgiram nos últimos anos são protagonistas fundamentais no processo de requalificação das cidades e suas áreas degradadas e no processo de sua ressignificação. Guto entrevista Facundo Guerra, proprietário do Grupo Vegas e Millos Kaiser, criador da Festa Selvagem.

 

O episódio 3, Cidade-se: Ocupação Carioca, mostra cenas estonteantes da Cidade Maravilhosa, guiadas por Guto Requena. O vídeo discute o processo de transformação urbana e arquitetônica no Rio de Janeiro e os impactos no dia a dia da população, impulsionados pelas Olimpíadas 2016 e novos edifícios contemporâneos assinados por arquitetos estrelados, como o Museu do Amanhã, Museu de Arte do Rio e Casa da Música. Guto entrevista Washington Fajardo, curador do Brasil na Bienal de Arquitetura de Veneza, Presidente do Instituto Rio Patrimônio da Humanidade (IRPH) e do Conselho Municipal de Proteção do Patrimônio Cultural e o assessor do Prefeito Eduardo Paes para assuntos urbanos.

Cidade Aberta, espisódio 4 da temporada, exibe as avenidas na Cidade de São Paulo, que recentemente têm sido fechadas para carros aos domingos, e abertas para o lazer, como o Parque Minhocão, Avenida Paulista e Avenida Carlos Caldeira Filho. A iniciativa estimula a sociedade a se organizar em eventos, shows, piqueniques, priorizando o convívio democrático na rua, o uso de bicicletas e a diversidade. Guto entrevista o arquiteto Guilherme Wisnik, colunista da Folha de São Paulo, professor da FAU-USP e Curador da X Bienal Internacional de Arquitetura de São Paulo. Lançamento em outubro de 2016.

O último episódio da temporada, A Cidade do Futuro, é um convite ao sonho. Como serão nossas cidades no futuro? Robôs, economia compartilhada, arquiteturas interativas, edifícios sustentáveis e novas interfaces. Guto Requena visita o FabLab Livre SP em conversa com Ruairi Glynn, Diretor do Laboratório de Arquitetura Interativa da Bartlett School of Architecture, em Londres e entrevista Luli Hadfaher, professor-doutor de Comunicação Digital da ECA – USP e colunista do jornal Folha de São Paulo. Lançamento em dezembro de 2016.

 

Ficha técnica

Criação, roteiro e apresentação: Guto Requena

Produtora: Na Laje Filmes + Estudio Guto Requena

Direção: Marina Previato e Fausto Noro (Na Laje Filmes)

Oferecimento: Gafisa

Veja também