IAB revela marca oficial do UIA 2020 Rio

Fonte Living Design

O Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB) acaba de anunciar a marca oficial do 27º Congresso Mundial da União Internacional dos Arquitetos, o UIA 2020 Rio, que vai reunir mais de 15 mil profissionais da área.

O vencedor é o designer Glaucio Campelo, do escritório Unidesign, e contou com a ajuda da designer e professora da PUC-RIO Suzana Valadares Fonseca e dos estudantes Luiza Fialho e Antonio Duarte, também da universidade.

uia2020

Campelo contou que a inspiração surgiu da ideia de arquitetura como uma possibilidade de proporcionar soluções para problemas sociais contemporâneos, algo bem em linha com o tema do evento, “Todos os mundos. Um só mundo. Arquitetura 21”.

Na descrição da proposta, Campelo afirma que “ o desenho do símbolo surgiu da ideia de estabelecer uma convivência dinâmica de formas ‘discordantes’ e ‘concordantes’. Partimos de 5 figuras geométricas regulares e crescentes: o triângulo, o quadrado, o pentágono, o hexágono, o heptágono, sempre coincidentes em um lado. Os círculos surgem inscritos nestas figuras, interagindo relacionados uns aos outros, criando um movimento que os distingue e os harmoniza”. Essa identidade visual vai ser aplicada no site e nos cartazes do programa.

marca-oficial-uia-2020-rio

Já os trabalhos de Maria Cau Levy, do escritório Goma Oficina, e Victor Buck, do Dito Criativo Design, ambos de São Paulo, ficaram em segundo e terceiro lugar, respectivamente. Os prêmios serão entregues no dia 15 de março, após a homologação do resultado.

“O concurso da marca do 27º Congresso Mundial de Arquitetos foi um importante momento na caminhada. A partir de agora, teremos novo site, novos impressos e divulgação mais ampla do evento. A marca, certamente, vai ajudar a consolidar o congresso e todos os conceitos que envolvem o evento”, afirmou o presidente do IAB, Sérgio Magalhães.

Por sua vez, o presidente do CAU/RJ, Jerônimo de Moraes Neto, destacou a importância da iniciativa, que contou com o apoio do CAU para a categoria profissional: “A primeira etapa começa agora, com a definição da imagem para divulgação, captação de recursos e, sobretudo, consolidação da compreensão de que estaremos em 2020 recebendo colegas de todo o mundo no Rio.”