IED lança livro “A Revolução do Design”

O que Design tem a ver com revolução? Para responder à pergunta, o Istituto Europeo di Design – IED lançou o livro “A Revolução do Design”.

“Será possível uma revolução que quebre muralhas, traga novos modelos, invente, mude, grite como as guitarras dos Beatles, mas faça isso com empatia e bom humor, respeitando as culturas e valores humanos?”, pergunta o organizador Victor Falasca Megido, Diretor Geral do IED Brasil, no prefácio.

Com a participação de 14 autores, o projeto percorre diversas áreas do Design em suas conexões com o século XXI.

O lançamento ocorre no dia 9 de novembro, quarta-feira, a partir das 19h, na Livraria da Vila do Shopping Pátio Higienópolis, em São Paulo.

298847_656901_capa_arevolucaododesignA Revolução do Design

O livro apresenta o Design como uma das revoluções do século XXI e seus autores entendem que isso se fará com a Educação e o fomento à Cultura do Design. Este é o desafio colocado na obra coletiva.

“Design possibilita novos empreendimentos, facilita a inserção de novas ideias na sociedade, viabiliza futuros captando recursos de formas diferentes, mais horizontais, com transparência. Termina o departamento de design, agora design é comportamento. E todos nós, designers ou não de profissão, podemos assumir uma atitude empática, dialógica, dinâmica, flexível, criativa”, explica Victor.

O leitor encontrará no livro textos que tratam de temas como sociedade digital, cultura maker, modelo mental, inteligências criativas, tendências, transdisciplinaridade, colaboração, design urbano, design estratégico, resolução de problemas, inovação, empreendedorismo, moda, comportamento, brasilidade, desafios e futuro, dentre outros.

O posfácio é assinado pelo italiano Marco Zanini. Os autores da obra coletiva são Andrea Bandoni, Bruno Pompeu, Caio Vassão, Eliane Weizmann, Fabio Silveira, Francisco Albuquerque, Jaakko Tammela, Joaquim Machado, José Carlos Carreira, Kátia Lamarca, Márcia Merlo e Massimo Canevacci.