iF DESIGN AWARD define Júri brasileiro para 2016

 Os designers brasileiros Marco Lobo, coordenador de projetos do Instituto Europeo de Design, e Bruno Porto, coordenador do curso de Design Gráfico do Centro Universitário IESB, representarão o Brasil na bancada de júri do iF DESIGN AWARD 2016, o de maior tempo no mercado, mais conceituado e completo prêmio de design do mundo.

Assim como em edições anteriores, o Brasil mais uma vez conta com membros no júri internacional. Em 2015, o país foi representado pelos designers Marcelo Rosenbaum e Gustavo Greco. “É muito importante que nomes brasileiros façam parte desta comissão, pois desta forma conseguimos valorizar ainda mais a área do design do nosso país. Estar entre os jurados do iF é uma das conquistas mais importantes a nível internacional”, explica Ana Brum, diretora do Centro Brasil Design, escritório representativo do iF no país.

Como um dos principais selos de excelência em design do mundo, o iF é considerado o prêmio máximo do setor. O júri oficial é formado por grandes nomes do design mundial e será realizado entre os dias 19 e 21 de janeiro de 2016, em Hamburgo (Alemanha). A cerimônia de premiação vai acontecer no dia 26 de fevereiro de 2016, em Munique (Alemanha), no Museu da BMW.

Excelência e experiência 

Bacharel em Design pela Universidade de Brasilia (UnB) e Especialista em Docência Universitária pelo Centro Universitário de Brasília (Uniceub), Marco Lobo acumula mais de 15 anos de experiência em políticas públicas de design e em promoção comercial internacional. Foi Assessor do Programa Brasileiro do Design, do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior; Consultor do programa de promoção internacional do mobiliário brasileiro junto a Associação Brasileira da Indústria do Mobiliário; e Professor Adjunto do Departamento de Design da Univille, de Joinville (SC).

Lobo atuou também como Gestor de Projetos da Apex-Brasil para os setores de Máquinas e Equipamentos, Design e Moda; Assessor do Centro de Gestão de Estudos Estratégicos (CGEE/MCTI); Gerente de Inovação e Design da Apex-Brasil. Atualmente é também Professor do Curso de Design do Instituto de Ensino Superior de Brasília, IESB.

Já Bruno Porto atua como designer gráfico, professor e consultor em design. O profissional se destaca nas áreas do design gráfico e da ilustração, tendo trabalhos expostos nas Américas, Ásia, África e Europa, e publicados em mais de 40 livros e revistas internacionais. É Coordenador Executivo pelo Brasil da Bienal de Tipografia Latino-Americana (TIPOS LATINOS); membro do Conselho Diretor da Sociedade dos Ilustradores do Brasil (SIB) e dos Conselhos Consultivos da Associação dos Designers Gráficos do Distrito Federal (ADEGRAF) e da Associação dos Designers Gráficos (ADG Brasil). Foi nomeado Embajador del Diseño Latino pelo Comité de Diseño Latino no Foro de Escuelas de Diseño 2015.

As inscrições para o iF DESIGN AWARD 2016 estão disponíveis via internet somente até o dia 15 de outubro e custam entre €375 e €450, dependendo da disciplina. Mais informações nos sites www.ifdesign.de e www.cbd.org.br ou pelo telefone (41) 3076-7332.

  • Bruno Porto

 

Veja também