iF Product Design Award está em cenário da novela ‘Insensato Coração’ da Rede Globo

Quando a principal novela da Globo coloca algo em evidência, a ‘moda’ está automaticamente lançada. Desta vez, é o design que está em pauta com o personagem designer de Lázaro Ramos na trama de Insensato Coração, ao lado da também designer na novela Paola Oliveira. “Vejam bem: ele não é artista, não é decorador, não é arquiteto. É de-zai-ner”, escreve Silvia Grilli em seu blog estudesign.

E mais: é um designer premiado pelo iF. André – nome do personagem de Ramos – tem um iF Product Design Award 2009 em destaque em seu escritório fictício, o que mostra (além do bom trabalho de pesquisa da produção) que o mundo do design está estampado na tela da Globo para se tornar mais difundido e conhecido.

 

iF Product Design Award na novela da Rede Globo  O personagem de Lázaro Ramos tem um iF Product Design Award 2009 em seu escritório

 

“Se não acontecer mais nada, a tal novela já terá dado sua contribuição para nós, profissionais do design. A simples menção da profissão ‘designer’ já contribui para que o público em geral saiba que existe um profissional cuja função é projetar algo belo e funcional destinado a um público específico, visando segurança e a melhor relação custo-benefício. E conhecendo o alcance da telenovela no Brasil, sou capaz de apostar que muita gente que nunca tinha ouvido falar em design-designer agora está curioso para saber mais”, escreve Grilli.

E, ainda que o design na novela esteja inserido na realidade (ou irrealidade) de glamour, dinheiro, estereótipos e beleza – irremediavelmente presente nas tramas da Globo – ver designers como protagonistas e elementos como um prêmio iF no horário nobre da televisão brasileira pode ser um agente catalisador na boa popularização de uma profissão mal-interpretada ou simplesmente desconhecida por grande parte da população.

2 Comentários

  1. [email protected] disse:

    As coisas estão mudando Clarissa.
    Fui a uma grande livraria hoje e descobri que recentemente criaram duas prateleiras apenas para os livros de design, que antes ficavam misturados aos arquitetura e arte visuais.
    É uma evolução…

  2. [email protected] disse:

    Além do Prêmio iF na prateleira do personagem, os cenarios são decorados com móveis desenhados pelo designer Fernando Jaeger, que conquistou a classe média paulistana com seus produtos sóbrios, limpos e extremamente funcionais.