Inovação e economia criativa dão o tom do 13o Festival Internacional de Criatividade Pixel Show

A verdadeira virada criativa que acontece anualmente em São Paulo já tem suas datas marcadas: 2 e 3 de dezembro. O Pixel Show, maior evento de criatividade da América Latina, chega à 13a edição mantendo a tradição de ficar maior a cada ano. A estimativa é de crescer 30% sobre o ano anterior, atingindo R$ 15 milhões em dois dias, entre contratações, venda de ingressos para os workshops e a conferência, comercialização dos produtos dos expositores da feira e logística. Somente em número de expositores, o crescimento é de 150% e, por isso, a metragem destinada a eles mais que dobrou, tomando conta dos 6 mil m2 do térreo do ProMagno (rua Samaritá, 230, na Casa Verde), na capital paulista. O evento inteiro ocupará uma área total de mais de 15 mil m². O festival recebe visitantes não só de todo o Brasil, mas de países vizinhos como Argentina, Chile, Colômbia, Peru e Uruguai.

Além de se fortalecer como um hub de criatividade, o 13o Pixel Show gera resultados grandiosos ao estimular o consumo de mais de 200 horas de conteúdo de cultura independente, além, claro, de oxigenar o cérebro dos cerca de 35 mil criativos (público esperado) que passarão por lá.

Palestras com profissionais de renome nacional e internacional, workshops, sessões de live painting e música ao vivo são algumas das principais atrações do evento, que este ano inaugura espaço exclusivo para artesãos independentes, além de inúmeras outras atividades do próprio evento e de seus inúmeros expositores.

Programação gratuita e aberta ao público

pixel

Realizado pelo Estúdio de Design e Editora Zupi, o Pixel Show tem a maior parte (80%) de suas atividades gratuitas. Elas formam a Feira de Criatividade, com estandes de marcas reconhecidas pelo design autoral, em decoração, impressos, vestuário e acessórios. Produtores que ainda não conquistaram mercado contam, nesta edição, com o Espaço Makers, que dará oportunidade de venda e networking a artistas independentes. No total, a Feira reunirá por volta de 200 expositores.

O passe livre se estende aos shows das aproximadamente 15 a 20 bandas da Arena Musical; a simuladores de asa-delta e Fórmula 1™; ao Tattoo Festival, em parceria com o estúdio Hostel Tattoo; e aos live paintings, com artistas em ação ao vivo. Fazem parte da Feira também os Sharp Talks, palestras curtas sobre o mercado criativo, que este ano trazem, pela primeira vez, o módulo Business, elaborado em parceria com o SEBRAE, com palestras sobre empreendedorismo, e-commerce e empoderamento feminino nos negócios. E também o palco Música & Tecnologia, além do palco principal “Tendências” com o triplo de lugares disponíveis.

No Espaço Kids, os pequenos de 4 a 12 anos participam de atividades exclusivas, aos cuidados dos monitores, arte educadores e também brincar com jogos cedidos por empresas parceiras. Além de poder curtir uma super exposição da LUG (Lego User Group Brasil) com inúmeras obras feitas com peças de LEGO.

 Criatividade também se aprende

Ponto alto do Pixel Show, a Conferência Internacional de Criatividade leva ao auditório, com capacidade para 3 mil pessoas, 14 palestrantes de peso, quando o assunto é inovação e criatividade. O austríaco Stefan Sagmeister é a grande atração, com uma trajetória no design gráfico que inclui capas de álbuns de Rolling Stones e Talking Heads e a codireção do documentário The Happy Film (que inclusive será apresentado no palco do SharpTalk “Tendências”). O ilustrador israelense Pierre Kleinhouse, que tem seu traço estampado em museus, editoriais e rótulos de cerveja em diversos países, também divide sua experiência com o público, assim como Michael Aneto, diretor da badalada agência holandesa de design digital Perfect Fools.

pixel2

Dentre os conferencistas brasileiros, alguns dos destaques são os designers Claudio Rocha e Marcos Mello, da Oficina Tipográfica São Paulo, com sua experiência em tipografia e identidade visual, e o precursor do storytelling no país Joni Galvão. Para conferir as 14 palestras (sete por dia, todas com tradução em libras), o visitante desembolsa R$ 256, em até seis parcelas, e ganha uma assinatura anual da Zupi (para os assinantes da revista, o ingresso sai por R$ 199). Ainda há alguns poucos ingressos, visto que já foram vendidos 95% deles para a Conferência.

Quem quer ir a fundo no aprendizado pode aproveitar os mais de 40 workshops oferecidos, com investimento de R$ 160 cada, com pagamento em até seis vezes. Criação de Moda, Lettering, Estamparia Narrativa, Mosaico, Terrário, Ilustrações para Tattoo, Gamification e Toy Design com Impressão 3D são algumas das oficinas, cada uma com quatro horas de duração e 40 participantes por turma.

Balada no universo criativo

Em ambos os dias, as atividades acontecem das 8h às 21h com inúmeras atividades gratuitas na Feira, além da Conferência Internacional de Criatividade. A única atividade que vai até um pouco mais tarde são os workshops, que acabam por volta das 23h30.

 

Patrocinadores

Este ano o PIXEL SHOW está sendo patrocinado por: HERING, TNT Energy Drink, CERÂMICA ATLAS, EBAC e conta também com o Governo do Estado de SP, através do PROAC (Lei de Incentivo à Cultura do Estado de SP).

 

Sobre o Pixel Show 2017:

Maior festival de criatividade da América Latina, o Pixel Show – que realiza sua 13a edição no fim de semana de 2 e 3 de dezembro no Espaço ProMagno, em São Paulo – reúne palestras, workshops, atrações musicais, sessões de live painting e um festival de tatuagem, atrações de realidade virtual e simuladores, exposição de arte e de Lego (feita por membros da LUG), entre diversas outras atividades paralelas. Em sua Feira de Criatividade, cerca de 200 marcas, consagradas e novatas, têm espaço privilegiado de venda e contato com seu público-alvo. Estima-se a visitação de 35 mil pessoas neste ano. www.pixelshow.com.br

 

Serviço:

O que? Pixel Show 2017

Quando? 2 e 3 de dezembro, das 8h às 21h

Onde? ProMagno – rua Samaritá, 230, na Casa Verde

Dúvidas? As do público podem ser tiradas pela ZUPI – 011 3926-0174 ou via chat no site  www.pixelshow.com.br