Inscrições abertas até 20 de fevereiro para a Bienal de Tipografia Latino-Americana 2014

Fonte :Assessoria

 

A Bienal Tipos Latinos 2014 é a sexta edição da mostra que reúne o melhor da produção de design de fontes digitais desenvolvidas por designers latino-americanos. Organizada pelo Comitê Tipos Latinos – composto por designers, educadores e entusiastas por tipografia de treze países latino-americanos – sua última edição percorreu mais de 30 cidades em países como Argentina, Brasil, Bolívia, Chile, Colômbia, Cuba, Equador, Espanha, Filipinas, Guatemala, México, Paraguai, Peru, Reino Unido, República Tcheca, Sérvia, Uruguai e Venezuela. No Brasil, a edição passada da Tipos Latinos recebeu 65.000 visitantes nas sete cidades (do DF, MG, PE, RJ e SP) em que foi montada. Além da exposição gratuita, foram realizadas ainda 45 atividades paralelas como palestras, debates, workshops, sessões de type-critique e lançamentos de publicações.

Vale ressaltar ainda que na última edição da Bienal, realizada em 2012, o Brasil foi o único país a marcar presença em todas as categorias da mostra, com ênfase em projetos apontados pelos especialistas como os mais sofisticados, como famílias tipográficas e fontes de texto. “Este resultado reflete claramente não apenas a versatilidade como também um amadurecimento dos nossos typedesigners”, analisa o designer Fabio Lopez, coordenador técnico do Comitê Tipos Latinos Brasil, que atuou como jurado brasileiro nas duas últimas edições da Bienal.

Este ano, um júri composto por especialistas da Argentina, Brasil, Chile, Colômbia, México, Uruguai e Venezuela se reune em março em Valparaíso, Chile, para selecionar os oitenta projetos de fontes tipográficas desenvolvidas por designers latino-americanos (nas categorias Texto, Título, Experimentais e Miscelânea) ou projetos de design (publicações, embalagens, logotipos, projetos de sinalização, etc.), realizados por profissionais de qualquer nacionalidade desde que utilizando fontes latino-americanas. Um dos quatro países que participou de todas as edições da Bienal desde sua primeira edição em 2004, o Brasil terá como representante no júri o typedesigner carioca Gustavo Soares. Soares, que atuou como consultor no projeto da fonte dos próximos Jogos Olímpicos, inspirada nas letras e números do logotipo Rio 2016, e está colaborando no desenvolvimento da nova fonte de texto da revista Veja, possui mestrados pelas duas instituições de ensino em tipografia mais reconhecidas no mundo, a Universidade de Reading, no Reino Unido, e a Koninklijke Academie van Beeldende Kunsten  KABK, na Holanda.

As inscrições dos projetos são gratuitas e efetuadas online pelo site www.tiposlatinos.com até 20 de fevereiro. A Bienal Tipos Latinos 2014 começa sua itinerância no país pelo Centro Carioca de Design, em 30 de maio, devendo passar depois por Brasília, Belo Horizonte e São Paulo, além de cidades como Curitiba, Florianópolis e Goiânia, que nunca receberam a mostra.

tipos latinos