Inspirada pela avó, designer cria louça pra quem tem Alzheimer

Fonte Revista Haus - Gazeta do Povo

Inspirada pela avó, queSha tinha mal de Alzheimer, a designer industrial norte-americana Sha Yao criou o projeto Eatwell.  Os pratos, talheres e copos que compõem o conjunto foram especialmente desenvolvidos para facilitar a ingestão de alimentos pelos pacientes que sofrem da doença.

A avó de Sha Yao faleceu em decorrência do Alzheimer e a jovem observava a dificuldade que ela enfrentava ao comer. A partir daí passou a frequentar voluntariamente centros médicos para pensar como poderia ajudar outros pacientes.

Depois de pesquisar as necessidades de pessoas nessa situação, a designer criou objetos facilmente manipuláveis, evitando que a pessoa derrube a comida, promovendo a independência e dignidade.

Os copos têm uma base fixadora e as colheres combinam com os ângulos dos pratos, de forma que a comida não caia do recipiente. As cores também ajudam na visualização dos alimentos. Ao todo, são 20 peças.

O projeto contou com o financiamento coletivo obtido pelo site Indiegogo e os interessados podem receber um kit e também fazer doações de diversos valores. Em 2014, Yao ganhou o prêmio Stanford Design Challenge.

De acordo com a  Associação Brasileira de Alzheimer (ABRAz) cerca de 1,2 milhão de pessoas sofrem da doença no país. O número de pacientes é estimado em 35,6 milhões no mundo. A entidade dedica o mês de setembro, em especial o dia 21, Dia Mundial da Conscientização sobre a Doença de Alzheimer, para esclarecer a população sobre como tratar e acompanhar esses pacientes.

7 Comentários

  1. alvaro santi disse:

    Não seria o mal de parkinson?

    1. DesignBrasil disse:

      Olá, Álvaro. Alguns sintomas do Parkinson também são percebidos nessa doença e as dificuldades do dia a dia também aparecem.

  2. Tatiana disse:

    Vocês sabem se há possibilidade de obter um kit desses? Tenho uma avó com a doença. Se sim, como? Obrigada desde já

    1. DesignBrasil disse:

      Olá, Tatiana.
      Esse projeto tem um site: http://www.eatwellset.com/
      Lá tem a opção de compra para quem mora nos EUA.

      Abraços!

  3. Luanna disse:

    Bom, acredito que o design colorido é super bacana e bem divertido, mas já temos algo bem parecido e com a finalidade de facilitar as atividades cotidianas das pessoas. para realizar tal avaliação do cotidiano e prescrição, não apenas dessa tecnologia assistiva, mas levando a condição integral do indivíduo, temos um profissional próprio para isso: o terapeuta ocupacional. Ele irá realizar da maneira mais própria levando a história clínica, contexto e desejo do paciente em consideração para tais adaptações e também, é claro, o treino da atividade.

  4. Rute sores disse:

    Achei ótimo, seria o IDEAL PRÁ minha mãe, ela quando vai COMER e beber DERRAMA a maior PARTE!
    Parabéns!!

  5. Nayara disse:

    Um trabalho lindo para uma causa mais linda ainda.PARABÉNS!