Instalação expositiva define o Design em múltiplas perspectivas

A instalação expositiva “Design é…”, idealizada pelo multipremiado Marcelo Lopes, foi apresentada no IED São Paulo durante o DW! São Paulo Design Weekend, maior semana de Design da América Latina, de 10 a 14 de agosto e prorrogada até 21 de agosto.

Integrantes do projeto

Integrantes do projeto

O projeto conta com a colaboração de 200 participantes notáveis, entre designers, curadores, críticos, jornalistas, empresários, executivos, dirigentes de entidades e agitadores culturais. Enfim, profissionais que, de alguma forma, dedicam suas carreiras a fomentar o Design como cultura e como negócio. Quase todos prestigiaram o evento.

 

Grande encontro

“O IED São Paulo, única faculdade internacional no Brasil dedicada 100% ao Design, teve a honra de sediar este evento, um dos maiores encontros de realizadores do Design já ocorridos no país. Reunimos o PIB e a inteligência criativa do Design para comemorar o sucesso e o crescimento da Semana de São Paulo dedicada ao tema”, comemora Victor Megido, Diretor Geral do IED Brasil.

O recorte dos nomes escolhidos foi definido em parceria com os organizadores do DW!, e a iniciativa promove o reconhecimento dessas personalidades que atuaram diretamente na construção e fomento do festival.

A principal lição de casa dos envolvidos foi criar definições sobre Design em frases curtas, com menos de 100 caracteres, ajudando a tecer uma rica rede de significados e propostas, com múltiplos olhares sobre um único tema.

Estrelas do Design

200 móbiles suspensos propunham deslocar a experiência dos visitantes. “Passamos tanto tempo olhando para baixo, em nossas telas, por isso quis criar um momento para olharmos para cima. É como se estivéssemos buscando cada estrela de uma constelação. Cada uma tem brilho próprio, mas juntas compõem um universo a ser explorado, uma grande constelação”, conta Marcelo Lopes, idealizador do projeto.

Como elemento base da instalação, foi escolhida a forma do cubo, por exibir diversas faces, assim como o Design, num festival de oito cores que simboliza as infinitas possibilidades de criação, com as fotos de seus autores, ao estilo portrait, e as frases que definem cada olhar, único e perspicaz, sobre o universo do Design.

Graças ao enorme sucesso da instalação expositiva, “Design é…” vai virar livro, com lançamento previsto para o final de 2016. “Ao final, procuramos juntos esse grande sentido coletivo que, mais do que fazer, é ser Design. O Design é e será, com suas infinitas possibilidades. Que assim seja!”, finaliza Marcelo.

 

Sobre Marcelo Lopes
Marcelo Lopes é diretor da ADP – Associação dos Designers de Produto e cofundador do CBrD – Coletivo Brasil Design, que reúne as mais importantes entidades do setor. É sócio-fundador da agência Merchan-design, que há mais de 15 anos atua com foco no mercado premium e luxo. Em seu portfólio, destacam-se projetos realizados para marcas e personalidades, como Yael Sonia Fine Jewelry, Hotéis Caesar Park, Hotéis Caesar Business, Bernardinho (técnico da Seleção Brasileira Masculina de Vôlei), Thais Pepe Dermatologia, Hotéis Pullman, Restaurante Agraz, Audi-Senna Imports, R.Coopers Jóias, H.Stern, entre muitos outros.  
Com mais de 50 prêmios nacionais e internacionais na carreira, Marcelo Lopes se destaca no mercado graças ao seu processo criativo. Suas peças, repletas de referências lúdicas, interativas e sensoriais, são criadas para promover uma experiência positiva no cotidiano das pessoas.
Alguns prêmios: IF Design, London International Advertising Awards, Tahitian Pearl Trophy, Creativity Awards, A’Design Award, Idea Brasil, Prêmio Objeto Brasil. No Ranking do A’Design Award (2010-2015), Lopes ocupa a terceira posição entre os designers brasileiros mais laureados no prêmio italiano, além de ser o segundo no mundo na categoria “Graphic and Communication Design” conquistou neste período o segundo lugar mundial no período.