Ivens Fontoura completa 20 anos de DesignDesigner

Registro importante. No dia 28 de agosto, o professor Ivens Fontoura (foto) alcançou uma marca significativa: os 20 anos ininterruptos da página Designdesigner no jornal O Estado do Paraná. Publicada sempre aos domingos, a coluna é a de maior longevidade na história do design brasileiro. Ivens Fontoura é designer e museógrafo. Como professor universitário, criou e coordenou o primeiro curso de pós-graduação em design de móveis do Brasil. Já foi presidente da Associação Nacional de Designers e da Associação Latinoamericana de Design. Participou, como jurado, de numerosos concursos e prêmios de design. Para quem quiser conhecer um pouco mais da história da coluna DesignDesigner, reproduzida no DesignBrasil desde início de 2005, clique neste link.

NOTASConcurso Design de Botequim – Estão em expostos em vários bares do centro do Rio de Janeiro, região boêmia da Lapa, os protótipos do concurso de móveis Design de Botequim. A lista de locais pode ser encontrada no site do Centro Design Rio: www.centrodesignrio.com.br

Novo edital do CNPq – O CNPq lançou, no dia 12 de setembro, um edital para promoverá sustentabilidade econômica, ambiental e social por meio da adoção de produtos, processos e gestão tecnológicos para a conquista de melhor inserção nos mercados e na geração de rendas agrícola e não-agrícola. A data-limite para submissão das propostas é o dia 29 de outubro. Mais informações no site do CNPq.

Projeto Milano 2009 – Estão abertas as inscrições para o Projeto Milano 2009. O curso anual é coordenado pela professora Dorotéia Pires, e é voltado para alunos e profissionais de design de moda. A viagem guiada passa por Milão e Paris. Mais informações: www.projetomilano.pro.br

Prêmio Inovar para Crescer – A Sociedade Brasileira Pró-Inovação Tecnológica (Protec) realizou no dia 17 de setembro, em Brasília, a cerimônia de entrega do Prêmio Inovar para Crescer. Na categoria Grande Empresa, a vencedora é a Marcopolo, fabricante de carrocerias de ônibus com sede em Caxias do Sul (RS). O prêmio foi recebido pelo coordenador de Design de Produtos da Marcopolo, Petras Amaral Santos. A empresa investe 5% de sua receita em pesquisa e desenvolvimento e tem um departamento com 300 funcionários nessa área.

Tags: