Joaquim Redig lança livro sobre bandeira nacional

O designer, professor e pesquisador Joaquim Redig lançou no dia 11 de setembro, no Rio, o livro Nossa Bandeira: : Formação, Uso, Funcionalidade. A obra de 326 páginas, publicada pela editora Fraiha, é fruto da admiração do autor pela bandeira brasileira. Ele estuda e coleciona objetos e imagens onde a bandeira é retratada há pelo menos 20 anos.
Em formato 30 x 21 cms, a brochura contem três partes. A primeira, histórica, faz uma análise de todas as bandeiras utilizadas no Brasil desde colônia, império e por fim república. Baseadas em fatos históricos, as reflexões apresentadas no livro procuram explicar a forma, cor e elementos de um dos objetos mais representativos da identidade brasileira. Esta parte resgata ainda as polêmicas em torno do dístico positivista Ordem e Progresso, existentes desde a criação da bandeira até os dias de hoje.
A segunda parte do livro mostra o uso popular. O autor procura comprovar as qualidades gráficas da bandeira brasileira. Para isso, mostra a apropriação – e o significado – do seu uso nos esportes, nas marcas, na moda, na publicidade, na arte, na política, entre outras áreas. Analisa também o que representa essa apropriação e as diferentes utilizações, transformações e reinterpretações do maior símbolo da nação.
Na terceira e última parte, a obra traz a análise do designer. Ele apresenta problemas da bandeira nacional e propõe soluções. Aponta como ela funciona e como poderia funcionar melhor.
Entre as curiosidades trazidas à tona pelo livro estão o significado das cores verde e a amarela, bem como e o contexto que levou as estrelas a serem estampadas daquele modo.
O preço sugerido é de R$ 100,00 e a obra já está disponível para aquisições no comércio eletrônico, como na Livraria da Travessa, onde aconteceu o evento de lançamento.

Tags: