Kit de sobrevivência para situações de emergência

Sempre que ocorrem catástrofes naturais, nos perguntamos o que podemos fazer para ajudar, e então surgem pequenas ações para coleta de donativos, mas raramente passam disso.  Ao analizar essa questão, o designer japonês Hikaru Imamura sentiu na própria pele esta motivação e percebeu como a evolução tecnológica e da informação não adiantava muito em meio a um terremoto e suas consequências.

A partir desta experiência, Hikaru desenvolveu um kit de sobrevivência que incorpora uma série de itens para ajudar pessoas a sobreviverem sem moradia. Normalmente, quando as casas são destruídas por desastres, os desabrigados são alojados em locais públicos e que possuem espaço suficiente para abrigar essas pessoas, até que suas respectivas casas sejam reconstruídas. Devido a causas e consequências desses desastres, e até mesmo, pelas condições desses abrigos, as pessoas ficam mais propensas a ficar doentes fisicamente e mentalmente, assim como stressadas e cansadas. Portanto Hikaru pensou que esquentar o corpo, e garantir acesso a refeições quentes, poderia proporcionar um auxilio mental e físico, ajudando a reduzir os efeitos negativos durante o refúgio. 

O kit é montado a partir de um tambor de óleo que contem todos os itens necessários para ser transformado em estufa: para aquecer, para ferver a água e para cozinhar. Os tambores podem ser mantidos em instalações de armazenagem, escritórios municipais, entre outros lugares. Quando um desastre acontece, eles podem efetivamente ser transportados para as áreas afetadas. Os tambores padronizados são fáceis de transportar, e podem ser transformados em fogões a base de madeira/lenha sem muito esforço. Além disso, uma vez utilizados, os invólucros podem ser reaproveitados na montagem de novos kits em tambores.