Linha Sou: Natura conquista nova fatia do mercado e um prêmio iF

Julliana Bauer

 

 

Uma linha de produtos com a mesma qualidade com a qual os consumidores estavam acostumados, mas custando um terço do valor. Com essa premissa, a linha Sou, da Natura, foi uma das grandes premiadas do iF Packaging Design Award 2013 e está ganhando grande repercussão na mídia. Não é por acaso. Tendo a sustentabilidade como prioridade desde o início do processo de criação, a Natura fez uma proposta um tanto inusitada a dois escritórios de design brasileiros, a Tátil Design e a Questto Nó: um processo colaborativo, no qual ambos trabalharam sempre juntos ao longo de todo o processo de criação.

“A Natura procurava uma agência que fosse ideal para essa linha e concluiu que uma colaboração entre nós seria o mais adequado”, conta Barão di Sarno, diretor de criação e sócio-fundador da Questto Nó. Para Frederico Gelli, diretor de criação da Tátil Design, a experiência valeu a pena. Ele conta que a Natura montou uma equipe multidisciplinar: designers, farmacêuticos e equipe do marketing trabalharam juntos para pensar em soluções que causassem o menor impacto ambiental possível. “Faz diferença ter todos os agentes em um mesmo ambiente”, afirma Desta forma, os envolvidos provocaram insights criativos e, de acordo com Sarno, era dada a liberdade para que os designers levantassem hipóteses que seriam posteriormente validadas de acordo com o impacto ambiental.

Para que o compromisso com o meio ambiente fosse respeitado em todas as etapas, foram feitas viagens para o Japão e a Espanha em busca de equipamentos que otimizassem etapas ao longo da fabricação das embalagens, com economia de espaço no transporte. Para a Natura, isso representa uma redução de 60% na emissão de gás carbônico. O material escolhido para as embalagens, as stand-up pouches, é o que normalmente é utilizado para refil, e não para material de linha, conta Barão. Como resultado final, a linha Sou teve uma redução de 70% de plástico em sua composição. Os produtos, por sua vez, se assemelham às demais linhas de cuidados para o dia-a-dia da Natura, sem perda alguma em qualidade. “Não é uma linha de segunda”, explica o designer.

 

Como resultado final, o consumidor tem acesso a uma linha de 27 itens na qual levam para casa apenas o essencial. Com uma embalagem prática, é possível utilizar os produtos até a última gota, sem desperdícios. Desta forma, afirma Gelli, a linha Sou compete no mercado com marcas como Elseve e Pantene, devido à queda no preço final que tamanha economia proporcionou. Para ter-se um parâmetro, um hidratante corporal que custa 31 reais na linha Todo Dia é vendido por 10 reais na linha Sou.

Os shampoos, sabonetes, hidratantes e demais produtos que compõem a linha possuem embalagem de tamanho e formatos iguais, diferenciando-se apenas pelas cores. Tons em verde são para a limpeza, os de azul, para hidratação e os tons quentes, como o vermelho, são para tratamento.

 

iF Design Awards:

As inscrições para o iF Design Awards 2014, um dos maiores prêmios internacionais de qualidade e excelência em design, já estão abertas. A data final para as inscrições é dia 25 de outubro. Fundado em 1953, o iF abrange os seguintes prêmios: iF Product, iF Communication e iF Packaging Design Award. Vários produtos da indústria nacional já receberam a premiação, destaque para os 26 brasileiros premiados na edição 2013.

As inscrições podem ser feitas na internet. Informações completas sobre o prêmio estão em inglês no site do iF Design Awards: www.ifdesign.de/en