Livro Design e/é Patrimônio busca interfaces entre o design e seu patrimônio Cultural

Design e/é Patrimônio

Organizado pelo Centro Carioca de Design, o livro Design e/é Patrimônio apresenta uma seleção de artigos que discutem o papel do design e diversas faces de sua relação com o patrimônio cultural. Lançado no final de 2012 no Museu da República, no Rio de Janeiro, e abordando temas como tecnologia, cultura e cidade, o livro foi publicado pela Subsecretaria de Patrimônio Cultural, Intervenção Urbana, Arquitetura e Design. O trabalho, que é a primeira publicação do Centro Carioca de Design, é bilíngue – cada texto ali publicado está também disponível em sua versão em inglês.

Para selecionar os textos que integram o livro, a Prefeitura do Rio de Janeiro e Centro Carioca de Design abriram um edital, para que todos os interessados pudessem enviar seus artigos. Em seguida, foi realizada uma curadoria do material, e os artigos foram separados no livro em três categorias: Design e/é Tecnologia, Design e/é Cultura e Design e/é Cidade.

Contando com a colaboração de diversos autores, como Rafael Cardoso, Zoy Anastassakis e Isabella Perrotta, o livro busca interfaces entre o Design e Patrimônio Cultural, e seus reflexos na cidade. Os designers Ana Brum, Ken Fonseca e Letícia Castro Gaziri, do Centro Brasil Design, uniram-se para escrever o artigo Bienal Brasileira de Design e o Legado para a Sociedade. Com realização da equipe que hoje integra o Centro Brasil Design e curadoria de Adélia Borges, a Bienal Brasileira de Design de 2010 em Curitiba teve a proposta de consolidar as Bienais no calendário nacional.