Lucro da Grendene chega a R$ 100 milhões no trimestre – investimento em design competente foi um dos diferenciais

A Grendene encerrou o primeiro trimestre com lucro líquido de R$ 102,3 milhões, o que representa um crescimento de 24,7% em relação ao mesmo período do ano passado.

A receita líquida da fabricante de calçados aumentou 22,8% para R$ 485,8 milhões. Esse desempenho da empresa é um dos destaques, uma vez que o setor de calçados vem amargando queda nas vendas ou crescimentos pouco expressivos. A expectativa é que neste primeiro trimestre o setor não tenha registrado crescimento superior a 5% em volume.

Já a Grendene conseguiu aumentar suas vendas (internas e externas) em 29%.

“Conseguimos esse resultado graças ao aumento de market-share”, disse Francisco Schmitt, diretor de relações com investidores da Grendene. Segundo Schmitt, a companhia não reduziu o preço de seus calçados para ganhar mercado.

No mercado interno, foram vendidos 37,5 milhões de pares nos três primeiros meses do ano, um avanço de 41,4%. Neste mesmo período, o preço médio do sapato da Grendene foi de R$ 12,67 no primeiro trimestre ante R$ 14,25 do mesmo período do ano passado. Mas, segundo Schmitt, essa redução ocorreu porque entre janeiro e março deste ano o verão foi mais intenso e com isso foram vendidos mais chinelos da marca Ipanema, cujo preço médio é inferior aos demais tipos de calçados.

“Conseguimos preços mais atraentes porque hoje temos uma estrutura operacional mais eficiente, desde o maquinário mais moderno até a nossa capacidade de mudar rapidamente um modelo de calçado”, disse o executivo.

Segundo Schmitt, um fator importante que tem contribuído para o bom desempenho da empresa, à despeito do atual cenário, é que a Grendene tem conseguido trocar rapidamente no varejo os modelos de sapatos que não estão sendo bem aceitos pelos consumidores. “Investimos em design moderno até para concorrer com os chineses. Um calçado chinês leva cerca de 75 dias para chegar no Brasil, tempo suficiente para mudar a moda”, disse o executivo.

Do total de 52,6 milhões de pares vendidos pela empresa no trimestre, 15,1 milhões foram para o mercado externo. Lá fora, a estratégia é oferecer produtos com maior valor agregado e design moderno.

No primeiro trimestre, o Ebitda da Grendene atingiu R$ 98,1 milhões, uma expansão de 55,3% quando comparado a um ano antes.