MDIC define tema para 6ª Bienal Brasileira de Design

Fonte Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior,

O Comitê de Orientação de Estratégia da Bienal (COEB), coordenado pelo Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, definiu na reunião do último dia 9 de setembro o tema da 6ª Bienal Brasileira de Design: Design: pontes para o futuro.

A Bienal, que será realizada em 2017 em Pernambuco, terá cinco eixos temáticos: Design e competitividade do produto nacional, Design e novos modelos de negócios, Design e inclusão social, Design e conexões criativas e Design e contemporaneidade.

Para o Diretor de Competitividade Industrial, Igor Nogueira Calvet, o tema da próxima Bienal tem como objetivo aumentar a competitividade do produto brasileiro nos mercados interno e externo. “Ao convocarmos as empresas de design para pensar em como aumentar a competitividade dos produtos brasileiros, a Bienal está dando sua contribuição para o desenvolvimento da sociedade e da economia do país”, afirma.

Bienal de Florianópolis

Durante a reunião do COEB foram apresentados ainda os resultados da 5ª Bienal Brasileira de Design, realizada entre os dias 15 de maio e 12 de julho, em Florianópolis (SC).

O tema da Bienal foi “Design para todos”, e mostrou projetos que atendem a todas as pessoas, independentemente de idade, gênero, capacidade ou background cultural, dentro do chamado design acessível ou design universal. Ao longo dos dois meses de evento, 256 mil visitantes visitaram as instalações para ver os 453 produtos expostos e os 252 eventos realizados.

A Bienal se estendeu por toda a cidade de Florianópolis, com mostras em locais como o Museu de Arte de Santa Catarina (MASC), o Museu da Imagem e do Som (MIS) e no Espaço Lindolf Bell, o Museu Histórico de Santa Catarina (MHSC), na Federação das Indústrias do Estado de Santa Catrina (FIESC) e em espaços abertos.

O mobiliário urbano e os produtos expostos foram doados para o município (balanços e parklets) e para instituições de caridade pelas empresas expositoras.

MDIC-e1371156961806