Medalha de ouro: 5 embalagens vencedoras do ‘iF packaging design award 2014’

Fonte Sebrae Minas Design

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Criada há mais de 60 anos na Alemanha, a iF é uma das instituições de design mais respeitadas do mundo e seu selo, que representa qualidade e inovação, é objeto de desejo de fabricantes e escritórios de design.

Uma das atividades mais conhecidas da instituição é a iF Design Awards, premiação anual que elege os melhores projetos em três áreas: produto, comunicação e embalagem.

Neste post vamos mostrar uma a uma  5 das embalagens vencedoras do prêmio e explicar por que elas mereceram o ouro.

1. emart PLUSMATE Earphones

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A Plusmate é uma marca de fones de ouvido que pertence a uma rede de supermercados da Coreia do Sul. Jazz, clássico, country ou rock – o consumidor pode escolher uma das quatro versões do produto que mais se adequa ao estilo musical preferido por ele. As divertidas embalagens foram desenhadas para representar cada um desses estilos e o próprio produto é utilizado em sua composição. Os olhos dos personagens são os próprios fones, e as cordas dos instrumentos são os cabos enrolados.

E o que faz dessa embalagem uma medalha de ouro?

Sustentabilidade. Houve uma visível redução de uso de material em relação aos concorrentes, sem perda de atratividade.

Atratividade. Os personagens compostos com partes do produto aguçam a curiosidade do consumidor.

Valorização. O principal atributo de valor do produto está muito bem explorado pela embalagem. Cada personagem expressa de forma clara o estilo musical a que se vincula o fone.

2. Folia™ Sugarcane Containers

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Em bom português: a Folia é uma marmitex para trabalhador nenhum botar defeito. As várias patentes registradas para o produto dão uma amostra do quanto ele quer ser inovador. E na nossa opinião, consegue. Feito com fibra de cana-de-açúcar, ele possui abas internas que acomodam talheres e condimentos e cantos especialmente desenhados para evitar vazamentos.

E o que faz dessa embalagem uma medalha de ouro?

Estética. O produto tem formas limpas e apesar de dar grande destaque a sua própria marca, o faz de maneira discreta. Só por isso, já merecia um prêmio.

Prático. Uma marmitex precisa mesmo ser funcional e como qualquer outro produto privilegiar a experiência do usuário. Incluir um espaço para talheres e condimentos é dizer ao consumidor ‘eu sei exatamente como você utiliza essa embalagem e vou fazer de tudo para te ajudar na hora de usá-la’.

Material sustentável. A fibra de cana é um recurso renovável e ainda tem um outro ponto positivo: tem visual ecológico, por isso ela entra na categoria do que parece e é.

3. Logitech Broadcaster81r61hrfuDL._SL1500_

A webcam sem fio da Logitech vem com um case de plástico rígido que tem duas funções: armazenar a câmera e servir como base no momento de uso. A tampa do case tem uma covinha, na qual a parte inferior da webcam se encaixa. Graças a atração magnética entre as duas, a webcam fica bem presa e pode se movimentar em diferentes ângulos, girando sobre a base.

E o que faz dessa embalagem uma medalha de ouro?

Multifunção. Um grande exemplo de embalagem que serve como acessório multifuncional na utilização do produto. E veja bem, não é um simples quebra-galho, o case cumpre as funções a que se propõe com excelência.

4. LYA BALL KLENZER

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A embalagem cerâmica desse sabonete o protege da temperatura exterior e impede que ele perca humidade, mantendo-o fresco. Quando aberta, a embalagem serve ainda como porta-sabonetes.

E o que faz dessa embalagem uma medalha de ouro?

Projeto mínimo. Forma simples e com a menor quantidade de material possível.

Experiência tátil. A textura da embalagem está ligada ao conceito do próprio produto.

5. SmartMedicap (7DAY-PRJT1)

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Um frasco de remédios para quem precisa se medicar diariamente. Quando o usuário abre o recipiente, um dispositivo na tampa move-se automaticamente, alterando o dia da semana apresentado no visor. Desse modo, o usuário pode ter certeza se tomou ou não o remédio naquele dia de forma precisa e consistente.

E o que faz dessa embalagem uma medalha de ouro?

Experiência do usuário. Novamente, estamos falando de uma embalagem que se incorpora de forma inteligente ao uso do produto.

Visual interessante. Remédio já é ruim, ainda precisa ser feio?

Quer conhecer as outras embalagens que concorreram ao prêmio? Confira a galeria do iF. Quem sabe elas podem inspirar seu próximo projeto?

 

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