Natal com design

Fonte : Julliana Bauer

Todo mundo tem uma história traumática de amigo secreto pra contar. Alguns dão presentes lindos e recebem… meias. Outros tiram aquela pessoa do escritório que mal conhecem e ficam sem saber como presenteá-la. Pensando nisso, pedimos a algumas pessoas influentes no cenário do design brasileiro para que dessem algumas dicas de presentes de natal com design. Confira as sugestões:

 

Adélia Borges, jornalista, curadora e professora de história do design, sugeriu o livro “Móvel Brasileiro Contemporâneo”, recém-editado pela Fundação Getúlio Vargas e Editora Aeroplano. Em quase 400 páginas coloridas e belo design gráfico, ele traz um amplo panorama do design de mobiliário em nosso país hoje, elencando 63 nomes das várias regiões, e mostrando sua produção por meio de generosas fotos. A publicação vai bem além do “coffee table book” e traz textos alentados. “Chamo a atenção especialmente para os textos de Paulo Herkenhoff, que volta seu olhar em geral focado nas artes para a esfera do design, compartilhando conosco profundos insights, e de Rafael Cardoso, historiador previamente mais ligado ao design gráfico, também com um trânsito relevante na curadoria e crítica das artes”.

movel

MÓVEL BRASILEIRO CONTEMPORÂNEO
Autores: Adélia Borges, Paulo Herkenhoff e Rafael Cardoso
Editora: Aeroplano
Preço: R$ 260 (388 págs.)

 

Adélia sugere também o livro Stolarskais, de André Stolarski, do qual já falamos aqui no DesignBrasil. O livro traz 113 dos 172 haicais que o designer publicou em sua conta no Instagram entre janeiro e agosto de 2013. A inspiração para os poemas surgiu após André ser presenteado com o livro Hai-Kais, de Millôr Fernandes. Como resultado, o conjunto de pequenos textos sutis e bem humorados trata de temas como o cotidiano, o sexo e o trabalho.

 

photo (2)

 STOLARSKAIS
Autor: André Stolarski
Editora: Cosac Naify
Preço: R$ 49,90

 

A Juliana Buso, que é designer e representante do iF Design Award no Brasil, tem duas sugestões: o Vase of Phases, da Rosenthal. “Escolhi esse item por três motivos: é porcelana, é provocativo e é lindo”!

Rosenthal_vases-of-phases

 Para conferir os preços, confira o site da Rosenthal.

Outro presente que ela gostaria tanto de oferecer quando receber, é o organizador Uten.Silo, da Vitra. “Eu acho que seria útil para qualquer pessoa. É um produto de 1969 e até hoje continua moderno!”.

Uten Silo II weiss Web Uten Silo II schwarz Web

Gostou? Tem pra vender na Nest.

 

Já o designer Gustavo Greco aposta na Little Sun, uma pequena luminária com estrutura plástica que remete a uma flor e é carregada pela luz do sol. Trata-se de uma forma de energia alternativa, limpa, confiável e acessível, para as mais de 1,6 bilhões de pessoas que não têm acesso à eletricidade. Criada pelo artista Olafur Eliasson e pelo engenheiro Frederik Ottesen, a  Little Sun brilha por cinco horas em uma intensidade forte ou por dez com uma luz um pouco mais fraca. As “florzinhas” podem servir como lâmpada de mesa, uma lanterna ou até mesmo como farol de bicicleta. Nos países com acesso à eletricidade, o “Little Sun” é vendido com um preço um pouco mais alto para viabilizá-la nas demais regiões. Assim, ao comprar sua luminária você ajuda a quem precisa ter sua própria luz.

littlesun01 littlesun

Saiba mais: http://www.littlesun.com/