NDesign 2012 levou 1700 pessoas a Belo Horizonte

Uma semana de palestras, workshops, mesas redondas, oficinas… e claro, muita festa. Assim foi a 22ª edição do encontro nacional de estudantes de design – N Design –, que aconteceu entre os dias 15 e 22 de julho. Esta edição, que teve como tema “N Jeitos – viva o seu processo”, foi sediada em Belo Horizonte, cidade que, não por acaso, será cenário também da Bienal Brasileira de Design 2012.

Compareceram cerca de 1700 participantes, entre estudantes, designers e profissionais de áreas correlatas. O NDesign contou ainda com nomes ilustres do design nacional como Crystian Cruz, Dijon Moraes, Gustavo Greco, Jum Nakao, Luli Radfahrer, os Irmãos Piologo, entre outros.

A estudante Jamile Menezes Pereira, da Bahia, foi ao evento com 15 colegas da faculdade, e conta que foi a primeira vez que participou do NDesign. Para a estudante, a palestra mais marcante foi “Animação em Flash” com os irmãos Piologo, do Mundo Canibal. “Nos avisaram que faria muito frio, mas quando chegamos lá, estava mais quente do que na Bahia. De noite, porém, o frio era tanto que deixei de ir a duas festas porque não consegui sair da barraca”, conta.

Realizado anualmente desde 1991, o NDesign é um evento sem fins lucrativos, de caráter científico, político, acadêmico, cultural e social. A ideia é proporcionar um espaço para o encontro de todos os estudantes de Design do país, além da promoção de discussões, troca de ideias e geração de soluções para as questões relativas ao mundo do Design.A escolha da capital mineira como sede da 22ª edição do NDesign e também da Bienal Brasileira de Design em 2012 (que acontecerá entre setembro e outubro) trouxe a atenção do meio para o design de Belo Horizonte.                

E quem já participou do NDesign sabe que o evento é também a oportunidade ideal para conhecer pessoas de todo o país com um interesse em comum pelo design. Munidos de barracas, mochilas e muita disposição, estudantes e profissionais se aglomeram em grandes acampamentos.  Jamile e os amigos ficaram em um acampamento aberto, no campo de futebol do CEFET-MG.

Entre as atrações mais aguardadas pelos participantes do NDesign estavam as festas que aconteciam nas noites mineiras. Eram todas temáticas e muito criativas, como a festa Hilda Furacão, que homenageou a musa que fez história na Belo Horizonte dos anos 60. Para Jamile, a festa mais divertida foi a “Buteco das Gerais”, no Mercado das Borboletas.

E apesar de o NDesign 2012 ter acabado há poucas semanas, o de 2013 já tem local marcado: Salvador. Quem quiser conferir mais informações sobre o evento, é só acessar: http://www.ndesign.org.br

Para saber um pouco mais sobre as edições anteriores, acesse: http://www.designbrasil.org.br/designemacao/ndesign