O que é UX Design e por que é importante?

Fonte Renato Castro - rcastrodesign

O User Experiance Design (UX DESIGN), é uma área da comunicação que abrange todos os aspectos da interação do usuário com a empresa, marca, seus serviços e produtos. É um assunto muito abordado entre os designers e gestores do meio digital, e é um trabalho muito importante para as empresas que trabalham ou tem seus serviços divulgados na internet.

O intuíto  do UX Design é tornar a experiência do usuário com a marca ou empresa, algo realmente inesquecível e efetivo.

O requisito básico para um excelente UX Design, é atender às necessidades específicas do usuário/cliente. É necessário usar elementos visuais, diagramação e arquitetura que realmente reflita o que o usuário espera. Usar um pouco de minimalismo é importante, a simplicidade e elegância produzem uma linguagem que transmitem o sentimento de importância e posse ao usuário em relação a empresa.

Mas, vale lembrar que o trabalho de um bom UX Design, vai além da experiência com o usuário, sim, é um processo que envolve a equipe digital. Quase sempre é necessário organizar reuniões com o planejador, programadores, gerentes de marketing digital e gerentes de projetos, para definir os próximos passos para a otimização do UX design da empresa. É um trabalho que vai muito além de dar aos usuários o que eles apontam que querem, é um ciclo constante, que envolve testes de interatividade, tecnologias da navegação, estudo de comportamento, análises de origem e efetividades de conversões, e até mesmo, o que seu usuário fará depois de ser impactado por sua marca.

Segundo um artigo da SmashingDesign, trata-se de uma experiência que não pode ser desenhada. Existem inúmeras técnicas e metodologias que podem impactar de maneira positiva e fazer a diferença.

Este vídeo trata um pouco sobre o que os profissionais de UX e UI design realmente fazem:

Fonte: http://www.rcastrodesign.com.br/blog/2012/03/design/o_que_e_ux_design

 

2 Comentários

  1. Alexandre de Campos disse:

    artigo interessante, porém é uma pena que ainda se pratique tão pouco no Brasil.

    a maioria das empresas opta por jogar a responsabilidade de ux nas mãos de terceiros, onde o foco é satisfazer o cliente e não o usuário. outro ponto importante é valorizar o papel do wireframe e da construção do produto através da prototipagem, sendo esta prática indispensável para validar se um produto está entregando algo de “valor” para quem o consome.

    Em minhas experiências desenvolvendo produtos digitais, os resultados nos quais o foco foi a experiência do usuário foram muito mais satisfatórios do que a proposta inicial imaginada pelo cliente e envolvidos.

    No mais gostaria de acrescentar ao artigo a referência do livro de Donald Norman INTITULADO “the Design of every day things”, leitura indispensável com exemplos práticos e analogias simples que pode ajudar a qualquer pessoa a entender melhor o conceito de usabilidade :)

  2. Pétrick Gouvêa Soares disse:

    vale lembrar que no ramo de Design é muito importante ter sua definição do problema bem concisa, pois muitas vezes a metodologia nos mostra que nem sempre o que o cliente quer é o que ele precisa, mas varia dependendo do setor por exemplo pra quem trabalha com interiores o ux Design é muito bom já que você precisa satisfaze-lo, mas se for um trabalho de produto ou gráfico é sempre sempre pense no cliente de seu cliente.