Passaportes para a Semana D já estão à venda

Curitiba está se tornando uma referência quando o assunto é design, e em outubro sediará a segunda edição da Semana D – Festival de Design. O evento trará profissionais de renome internacional para uma semana de exposições, palestras, debates, mesas redondas, e almoço networking. Com o tema “Criatividade, Inovação e Negócio”, a Semana D, pensada – formulada e baseada nas grandes semanas de design que acontecem no exterior – é uma realização do Centro de Design Paraná e da ProDesign>pr e conta com patrocínio do Sebrae, Unicuritiba e  Senai.

Os passaportes para a Semana D estão à venda no site do evento, e custam R$110,00. Para estudantes a associados ProDesign>pr é oferecido um desconto de 50%.

Em sua primeira edição, realizada em 2011, a Semana D reuniu mais de duas mil pessoas nas palestras e debates promovidos pelo evento. Já para a segunda edição, as expectativas são de que até 10.000 pessoas participem de alguma forma do evento, de acordo com Tulio Filho, presidente da ProDesign>pr. Ele conta ainda que neste ano, o evento contará com mais palestras e com espaços maiores, para comportar mais participantes. “Temos dois focos interessantes para a Semana D deste ano: os negócios e a economia criativa”, conta Tulio Filho. Ana Brum, Diretora Técnica do Centro de Design Paraná, concorda. “A ideia desta segunda edição é trazer uma abordagem temática que alia o design à criatividade para os negócios”, diz.

Além das palestras e debates, a Semana D contará também com uma série de ações paralelas na cidade, que envolverão, entre outras atividades, atividades de moda e exposições. “A ideia é envolver toda a cidade com o design”, afirma Tulio Filho. “Curitiba tem potencial para se tornar sinônimo de design, e embora seja muito pretensioso querer torná-la a capital brasileira do design, com espaço, isso pode se concretizar”, conclui. Para Ana Brum, o evento deve evidenciar ainda mais o talento da capital paranaense na área. “Um evento como a Semana D mostra a vocação que Curitiba tem para o design, seja pelas iniciativas já desenvolvidas, pelo repertório de escritórios atuantes e pela sua história acadêmica na área”, afirma. Ana Brum enfatiza que a Semana D, é um espaço de integração do design e tem como objetivo discutir vários temas: design, inovação, cultura, criatividade, economia, urbanismo e artes. A partir do conceito de fazer Curitiba Agir e Pensar Design as atividade da Semana D estão espalhada pela cidade. As ações oficiais serão realizadas no CIETEP – Federação das Indústrias, no Memorial de Curitiba, no Sesc Paço da Liberdade, na FNAC, no Solar do Rosário, no Unicuritiba e na Estação Business School. As ações paralelas acontecerão em diversos locais, como lojas, associações e universidades.

Ana Brum ainda explica que o evento é uma excelente oportunidade tanto para estudantes quanto para empresários: “Os estudantes serão beneficiados com uma vasta programação, enquanto os empresários entrarão em contato com experiências reais da inserção do design nos negócios”. Já para o presidente da ProDesign>pr, esta é uma oportunidade para quebrar alguns mitos que envolvem o design. “Algumas empresas acreditam que o design é algo caro e inacessível, e essa é a chance para que os escritórios adaptem o discurso para mudar essa visão”, afirma Tulio Filho.

Outro diferencial desta edição da Semana D é a Semana de Descontos, realizada em parceria com várias lojas como a Kraft, Fnac e Inove Decoração +Design e outras, e que oferecerá preços especiais nas lojas participantes. Assim, além dos empresários e estudantes, o público geral também poderá se envolver com o evento. E outra ação que repercutirá é o Fórum Economia Criativa que discutirá como as cidades podem ser preparadas para a Economia Criativa. O design é um dos eixos contemplados pelo Plano Nacional de Cultura que desde 2011 busca alinhar e fortalecer as ações de economia criativa no país. A meta, de acordo com Tulio Filho, é transformar a Semana D em um festival de design. “Muito do que já realizamos na edição anterior superou nossas expectativas, e neste ano estamos com um evento mais forte, mais estruturado e mais pensado”, comemora.

 

SERVIÇO

Semana D – Criatividade, Inovação e Negócio.

Data: 01 a 07 de outubro de 2012

Investimento: R$110,00  (estudantes a associados ProDesign>pr pagam 50%.)

Contatos:

41-3076-7341  [email protected]

41-3013-2600 [email protected]

www.semanad.com.br

(Obs.: a palestra Internacional para empresários, com o designer Stefano Giovannoni terá um valor adicional de R$100,00)