Pequenas empresas investem no Design de Embalagens como estratégia de vendas

Fonte : Assessoria

Estudos realizados pela Confederação Nacional da Indústria (CNI) apontam que 75% das empresas que investiram em design de suas embalagens registraram aumentos nas vendas e 41% também conseguiram reduzir os custos de produção.

Essa pesquisa apontou ainda que, entre produtos semelhantes, o consumidor acaba por preferir o que possui a embalagem mais atraente e prática, inclusive estando disposto a experimentar uma marca nova se a embalagem possuir tais características.

Inserido nesse contexto, o mercado de Design de Embalagens ganha força, segundo estudo da Associação Brasileira de Embalagens – ABRE, que diz que embalagem é tudo quando o assunto são as compras nos pontos de venda. O atual cenário contribui para o fortalecimento do setor, com investimentos em cursos técnicos e direcionados, além de eventos (feiras, simpósios, palestras) e programas voltados aos empresários que querem consolidar suas marcas perante o consumidor.

Em consonância com essa demanda, empresas ligadas ao setor readequam suas rotinas para atender às novas expectativas dos clientes. A OBAH Design – agência especializada em Design de Embalagens de Belo Horizonte –, por exemplo, desenvolveu o POMPE, um projeto exclusivo para micro e pequenos empresários. De acordo com o diretor da instituição, Antônio Eduardo Gomes Pereira, o Programa OBAH para micro e pequenos empresas foca no design de bom gosto para todos os públicos. “O POMPE permite que o pequeno empresário também tenha acesso ao design de qualidade, agregando mais valor à marca e abrindo um espaço maior para que ele não só consiga se manter ativo no mercado, mas, principalmente, amplie sua área de atuação”, conclui.

Pompe

 

A Oficina do Sabor, fabricante de alimentos de Sete Lagoas (MG), faz parte da categoria de pequenas empresas que investiram no Design de Embalagens para a propulsão dos negócios. De acordo com a diretora Eliane Avelar Freitas, as vendas das caixas de mini churros estão um sucesso – “Nosso produto é inovador no mercado industrial e a embalagem vem justamente para mostrar isso ao consumidor. Decidi investir na produção de um layout exclusivo, pois acredito que a afinidade com o público será maior. Optamos por fazer cada sabor com uma cor, a fim de chamar a atenção do cliente para a variedade dos nossos churros’’, afirma.

Outro ponto a favor do avanço de pequenas marcas está diretamente ligado à inflação, pois os consumidores estão preferindo comprar com esses fornecedores, uma vez que oferecem preços menores, se comparados aos líderes de mercado, conforme mostra a 42ª Pesquisa de Reconhecimento de Marcas, realizada pela Supermercado Moderno com 1.466 supermercadistas de todo o Brasil.