Pesquisa revela o papel do design nas startups

Fonte Sebrae Minas Design

Empresas como Apple e Airbnb estão fazendo com que fique impossível que startups ignorem o papel do design na gestão. O designer de produto Wells Riley lançou o site Startups this is how design works para explicar porque o design é muito mais que uma logo ou uma página bonita no WordPress. O guia que ele propõe em seu site é fundamentado em uma pesquisa realizada com  designers e empreendedores, a fim de entender melhor esse cenário.

No estudo, o primeiro questionamento foi sobre a importância do design para o entrevistado. Considerou-se como qualidades do design: o que o produto/serviço faz, como o usuário vai utilizá-lo e qual sua importância para ele. Mais de 40% dos entrevistados responderam que o design é um fator muito importante para eles e seus negócios.

Até onde o design pode ir? Wells Riley chegou à conclusão de que o design está conquistando seu espaço nas startups e muitas pessoas reconhecem seu valor, inclusive dentro de equipes fundadoras de novos empreendimentos. Facebook, Microsoft e Apple são apenas alguns exemplos que podem ser citados de empresas que investiram em design como fator diferencial em seus negócios.

Para Riley, a tecnologia já não é mais um fator de diferenciação. É aí que o design entra, no modo de fazer distinto, centrado nas necessidades dos usuários. Assim é o caso da Airbnb, que tem como um dos fundadores o designer JoeGebbia, por exemplo. Joe criou uma experiência ímpar na forma como as pessoas se hospedam e revolucionou o setor. Por isso, manter o design aliado à gestão já é requisito mínimo nas startups.

 

https://vimeo.com/23275754#at=2