Pictogramas do Rio 2016

Os 64 pictogramas esportivos, 41 Olímpicos e 23 Paralímpicos, dos Jogos do Rio foram apresentados quinta-feira, dia 07.11, pelo Comitê Rio 2016. Pela primeira vez, desde a edição dos jogos em Tóquio, em 1964, todos os esportes estarão representados. 

Segundo o Comitê, os primeiros traços foram feitos à mão, baseados em pesquisadas de imagens feitas de cada um dos esportes e inspirados na tipografia oficial Rio 2016, batizada de Fonte Rio 2016, que teve o seu conceito desenvolvido pela Dalton Maag. No conjunto tipográfico, foram representados elementos da cidade, como o calçadão de Copacabana na letras ‘m’ e ‘n’, e a Pedra da Gavea na letra ‘r’.

Após a primeira etapa, os traços foram “reconstruídos no computador com o encaixe das curvas de letras. O corpo dos atletas e os equipamentos esportivos forma construídos a partir dos caracteres ou de parte deles, num traço contínuo, com variações de espessura para dar ideia de profundidade. Os seixos, que são uma característica da linguagem visual do Rio 2016, fazem o suporte dos desenhos e alteram sua forma de acordo com os diferentes movimentos dos atletas”, divulgou o Comitê, por meio de sua assessoria.

Veja também